segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

As dez carreiras mais estressantes em 2013

O  site americano de busca de empregos CarrerCast.com fez uma pesquisa para identificar o nível de estresse envolvido em 200 carreiras diferentes.

A partir desses dados, o site elaborou uma lista dos dez empregos mais estressantes do ano.  A pesquisa considerou o nível de exigência física, potencial de crescimento, pressão por resultados, possibilidade de viajar, tempo de exposição ao público, entre outras variáveis.
Para cada carreira há uma breve explicação apontando quais os fatores que levaram a profissão a figurar na lista.

Quer saber – ou confirmar – se o seu emprego é um dos mais estressantes? Confira o ranking:
10. Policial

Estar constantemente exposto a situações de risco e arrombar portas sem saber o que há do outro lado certamente aumenta a pressão arterial, aponta  o levantamento.

9. Taxista

Salários baixos, trabalhar em horas indesejadas e a exposição a riscos  como assaltos e acidentes são apontados como fatores de estresse da profissão.

8. Repórter de jornal

A redução do quadro de funcionários nas redações exige que os repórteres trabalhem cada vez mais e com salários mais baixos, diz o relatório. A busca pela notícia no menor tempo possível e o medo de cometer erros também aumentam a pressão sobre esses profissionais.

7. Fotojornalista

Salários baixos e a exposição a situações de risco em busca dos melhores cliques são apontados como principais fatores de estresse.
6. Executivo

As mudanças constantes no mercado corporativo e a pressão de comandar uma empresa em um cenário econômico difícil complicam o dia a dia desses profissionais que representam publicamente suas corporações.

5. Relações públicas

Eles precisam pensar e agir rápido em situações de estresse e vivem expostos ao julgamento do público. Não bastasse isso, ainda é uma das carreiras mais procuradas por universitários, o que aumenta a concorrência no mercado de trabalho e torna mais difícil manter um emprego.
4. Piloto de avião

Além de passarem muito tempo longe de suas casas e de suas famílias, pilotos de avião carregam uma grande responsabilidade, já que grande parte da segurança do voo depende deles.
3. Bombeiro

Além de serem expostos a riscos e tragédias, bombeiros fazem grande esforço físico e trabalham em jornadas que facilmente ultrapassam 24 horas.

2. General Militar

Eles ditam as estratégias de combate e ficam com toda a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso de uma operação. Ter a vida de milhares de soldados em  mãos, definitivamente, não é fácil, aponta o levantamento.

1. Militar

Mesmo em países em que os militares estão menos expostos a situações de tensão, como conflitos e guerras, a rotina no exército por si só é rígida e exige a superação de muitos desafios.

Concorda com a lista? Comente!

Fonte: Época
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário