quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Emater capacita equipes na região do Guamá a utilizar a tecnologia de mapas


Dez extensionistas de escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) na região do Guamá estão participando, desde o último dia 21, até esta sexta-feira, 1º, na sede do escritório regional de São Miguel, naquele município, de um curso ministrado pelo Núcleo de Geotecnologia, Diagnóstico e Rastreabilidade (NGDR) sobre a versão gratuita do software ArcGIS, que serve para tratamento de imagens e confecção de mapas.

A capacitação tem foco na elaboração de Planos de Desenvolvimento de Assentamento (PDAs) e Planos de Recuperação de Assentamentos (PRAs) de 15 assentamentos federais de seis municípios da região: Aurora do Pará, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio e Ulianópolis. Os documentos devem ser concluídos pela Emater até abril deste ano, como meta de um contrato de chamada pública do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

“Para fazer os Planos, precisamos trabalhar com imagens de satélite. Cada software envolvido requer um treinamento muito específico, em geral de grande complexidade. Vejo como fundamental esse cuidado em nivelar o conhecimento de todos os profissionais de campo. Outra vantagem é que essa tecnologia, além de suas aplicações imediatas, como nos PDAs e nos Cars - Cadastros Ambientais Rurais, emitidos pela Emater e nos quais também se integram dados gráficos -, aperfeiçoa muito o senso de análise do extensionista”, aponta o engenheiro agrônomo do escritório regional de São Miguel do Guamá,Rafael Haber.

Para a técnica em geoprocessamento do NGDR Mariele Araújo, familiarizar os profissionais da Emater em relação às geotecnologias repercute diretamente na qualificação dos resultados: “A chave de tudo é treinamento. A Emater vem aparelhando as equipes de modo que conheçam as melhores e mais atuais ferramentas, para que mantenham a execução de projetos correspondentes ao padrão científico universal”, diz.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário