segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Brasil e China discutem parceria na área de geologia



O diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, Roberto Ventura, participou, na semana passada (3/1), na sede da CPRM, em Brasília, de reunião com representantes do Centro de Pesquisa de Nanjimg, vinculado ao Serviço Geológico Chinês (CGS) para discutir acordo de cooperação na área de geologia e formação profissional. O acordo prevê o intercâmbio de geólogos dos dois países e o desenvolvimento de estudos geológicos e metalogenético nas formações ferríferas que ocorrem no Craton São Francisco, no Brasil, para estabelecer correlações com áreas na Província Jiang Xi, na China.

A visita da delegação chinesa ao Brasil foi definida em novembro do ano passado durante a Conferência de Mineração da China, realizada na cidade de Tianjin. O evento contou com participação do diretor-presidente, Manoel Barretto, que juntamente com Roberto Ventura, se reuniu com representantes do CGS para acertar os termos do acordo de cooperação entre os dois países. Segundo estabelecido no encontro, ficou previsto a ida de técnicos da CPRM para a China e a vinda de técnicos chineses para o Brasil, para treinamento em mapeamento geológico, geoquímica e visita a minas. Os brasileiros também serão treinados na utilização de datações geocronológicas utilizando o método Shrimp.

Ventura explica que a CPRM irá enviar à china um grupo de pesquisadores formado por homens e mulheres que integram equipe especializada em mapeamento geológico da empresa. A previsão é de que o treinamento aconteça em maio deste ano. O encontro contou com a presença da chefe da Assessoria de Assunto Internacionais, Maria Glicia, e da coordenadora executiva da DGM, Cláudia Resende.

Fonte: CPRM

Nenhum comentário:

Postar um comentário