sexta-feira, 10 de abril de 2015

PROJETOS DESTACAM SISTEMAS INTEGRADOS DE REDES DE DRENAGEM, RISCOS GEOLÓGICOS E INFORMAÇÕES URBANAS


Em 2015 profissionais, acadêmicos e estudantes tiveram a oportunidade de concorrer ao Prêmio MundoGEO#Connect por seus trabalhos que usam atributos geográficos. Ao todo, mais de 100 projetos foram recebidos, em cinco diferentes categorias. Agora, os três melhores projetos de cada uma delas já são conhecidos. Durante a cerimônia de premiação, no dia 6 de maio em São Paulo (SP), será revelada a ordem dos ganhadores.

Na categoria “gestão pública” foram selecionados, por uma equipe de especialistas no setor, três projetos: “Gestão da Rede de Drenagem Integrada ao Cidadão”, “Sistema Gerenciador de Informações sobre Riscos Geológicos no Estado de São Paulo (SGI-Risco-IG)” e “Sistema Municipal de Informações Urbanas – Integração da informação geoespacial para o Rio de Janeiro”. Confira abaixo um resumo de cada um deles!

Gestão da Rede de Drenagem Integrada ao Cidadão
Gestão da Rede admin ajax Projetos destacam sistemas integrados de redes de drenagem, riscos geológicos e informações urbanasO objetivo deste projeto foi visualizar a localização e a concentração dos chamados para desobstrução da rede de drenagem, feitos pelo cidadão através do serviço Fala Vitória – SIC 156, possibilitando análises apuradas de recorrências e planejamento, tendo em vista que cada atendimento é georreferenciado.

O projeto agilizou a resposta do cidadão, automatizando o atendimento às solicitações relativas ao assunto “Desobstrução de Rede de Esgoto e da Rede de Drenagem Pluvial”.Fornecer subsídios para análise espacial dos problemas recorrentes na rede de drenagem, orientando as ações preventivas e o planejamento das regionais.Através de medição automatizada, proporcionou um melhor controle dos recursos e administração dos contratos de prestação de serviços. Sobretudo, possibilitou ao cidadão uma resposta ágil e transparente às suas solicitações e em longo prazo, a diminuição dos problemas relativos a rede de drenagem do município.

O sistema possui o recurso de enviar mensagens de respostas personalizadas ao cidadão, tornando o atendimento menos “frio” como as mensagens padronizadas. Através de consultas georreferenciadas das demandas, registrar o histórico das solicitações classificadas por assuntos e mapas temáticos por bairro, mês e ano. Com a informação georreferenciada utiliza-se o recurso de análise espacial de “hot spots” que permite ao gestor avaliar pontos de concentração de entupimentos, orientando as ações preventivas, evitando alagamentos na Cidade.

O resultado foi a automatização e unificação do processo de atendimento ao cidadão, geração da medição dos serviços para pagamento da empresa contratada. Inicialmente, esses procedimentos eram manuais e diversificados. Não existia uma padronização. Atualmente, todo o processo de medição é realizado via sistema e são gerados relatórios padronizados, contribuindo no processo de gestão de contratos e transparência na utilização de recursos. A informação georreferenciada fica disponível e acessível ao gestor a qualquer hora.

Houve também a diminuição na curva do tempo de atendimento à medida que o sistema vai se consolidando. Otimização do atendimento e resposta ao cidadão, através do recurso de “agrupamento” de chamados. Com este recurso, o técnico após a verificação, pode agrupar esses chamados e respondê-los uma única vez. Por meio de um procedimento no banco de dados, esses chamados são todos encerrados e é enviada a todos os cidadãos envolvidos, uma mesma resposta com no máximo 1000 caracteres.


Sistema Gerenciador de Informações sobre Riscos Geológicos no Estado de São Paulo (SGI-Risco-IG): Geotecnologia como subsídio para tomada de decisões em cenários de risco de desastres naturais
Este projeto procurou responder questões sobre áreas de risco no Estado de São Paulo: Quantas são? Onde estão? Qual sua gravidade? Quantas pessoas são afetadas? Como conviver, mitigar ou eliminar estas situações de risco? Como integrar as informações com outros órgãos do Estado?
Verificou-se a necessidade de elaborar um sistema gerenciador de informações sobre dois tipos de informações oriundas de ações do Instituto Geológico (IG) para prevenção de riscos de desastres:

• Mapeamentos de áreas de risco a escorregamento, inundação, erosão e solapamento de margens. Desde 2004 o Instituto Geológico mapeou 42 municípios, por meio de cooperação técnica com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Meta para os próximos dois anos prevê mapear outros 50 municípios, por meio de projeto junto ao BIRD.

• Atendimentos emergenciais ocorridos nos Planos Preventivos de Defesa Civil e Planos de Contingência (operado em 129 municípios do Estado, desde 1988), com relatórios de vistorias e recomendações.

O SGI-Risco-IG, desenvolvido pelo Instituto Geológico com a consultoria da empresa Optimus GIS, permite a gestão integrada de riscos de desastres, subsidiando decisões de órgãos estaduais e municipais. Organiza e disponibiliza, como web services, os resultados de avaliações de risco a eventos geodinâmicos executados pelo IG.

As informações são armazenadas em um Banco de Dados PostgreSQL, que se relaciona com o ambiente espacial ArcGIS for Server utilizando o cartucho espacial ST_Geometry. O ambiente Microsoft Silverlight foi utilizado para a programação e customização de funcionalidades de navegação, controle e manipulação de mapas, administração de usuários, pesquisa espacial e por atributos, entrada e edição de dados espaciais e alfanuméricos.

A interface de uso do SGI-Risco-IG é baseada em ferramentas especialmente programadas e customizadas para atender as funcionalidades adequadas ao trabalho de mapeamento, classificação e hierarquização de áreas e situações de risco. O SGI-RISCO-IG oferece uma ferramenta WEB de visualização, consulta e edição de dados de Mapeamento de Áreas de Risco, acrescentando rapidez e praticidade no acesso a estas informações, por meio de uma interface georreferenciada baseada em ampla variedade de basemaps.

Sistema Municipal de Informações Urbanas – Integração da informação geoespacial para o Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro atravessa um momento desafiador, ganhando proeminência no cenário internacional enquanto sede de grandes eventos – como os Jogos Olímpicos Rio 2016 – e sofrendo grandes transformações urbanas. Para o sucesso na realização de todas as políticas e projetos previstos e em curso, incluindo aqueles referentes às metas e prazos estabelecidos no planejamento estratégico, é essencial o acesso à informação qualificada.

Dado o grande volume e velocidade na produção de dados no âmbito da administração municipal, a sistematização da informação geoespacial torna-se um grande desafio, sendo a chave para respostas inovadoras e efetivas na busca de uma cidade mais inteligente, integrada e sustentável. Diversos obstáculos se colocam quanto à qualidade e ao compartilhamento desta informação no âmbito da administração municipal, para garantir a compreensão e intervenção sobre esta realidade.

O Sistema Municipal de Informações Urbanas foi desenvolvido buscando a consolidação de uma base de dados corporativa de informações geoespaciais para o Município do Rio de Janeiro. O principal objetivo é o de aprimorar o compartilhamento e a integração do grande volume de informações produzidas, sendo estabelecidos fluxos de trabalho e processos que facilitam o acesso e utilização dos dados, melhorando a troca, armazenamento, análise e disseminação de dados geográficos.

O projeto permite a organização de toda informação geoespacial municipal em uma base corporativa de forma simplificada, acessível e atualizada, evitando a duplicação e retrabalho e tornando-se referência para o acesso à informação geoespacial no município. O resultado mais expressivo é que toda informação passa a ser produzida de forma colaborativa. Internamente, eleva-se o conhecimento dos técnicos sobre geotecnologias, representando uma mudança de paradigma na forma como a informação é produzida e disseminada.

A melhoria na comunicação entre os órgãos reduz custos e tempos de processos que demandam o intercâmbio de informações, representando assim maior eficiência no gasto público, oferecendo os recursos necessários para o planejamento, implementação e monitoramento de políticas públicas de forma mais eficiente. Uma vez que as informações ficam disponíveis para o cidadão, representa a democratização e transparência sobre os dados municipais, qualificando processos participativos.
Cerimônia de Premiação

A ordem dos vencedores da categoria “Gestão Pública” será revelada durante a cerimônia de premiação do Prêmio MundoGEO#Connect 2015, que será realizada no dia 6 de maio, segundo dia do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015. O evento acontecerá no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Faça o registro gratuito na feira de produtos e serviços para participar da cerimônia.

Fonte: MundoGEO#Connect

Nenhum comentário:

Postar um comentário