segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

VANT do IF Baiano é autorizado a realizar novos mapeamentos

Este mês o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) recebeu autorização de uso do espaço aéreo pelo Ministério da Defesa, através do Comando da Aeronáutica, para realizar o mapeamento multifinalitário de alguns campi com o VANT no período de 6 de janeiro a 6 de abril de 2014.

Com a liberação das Notam, o Instituto, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propes), dará continuidade à execução da segunda etapa do projeto do Atlas Digital, sobrevoando as áreas dos Campi de Catu, Uruçuca, Senhor do Bonfim, Guanambi e mais duas áreas de, aproximadamente 2.000 m², solicitadas pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) no município de Uruçuca.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Prof. Dr. Vandemberg Salvador, as áreas dos demais campi (Bom Jesus da Lapa, Governador Mangabeira, Santa Inês, Teixeira de Freitas e Valença estão sob análise e deverão ser autorizadas até o fim de fevereiro. “Estamos preparando um roteiro para realização da campanha que acontecerá de 10 a 20 de fevereiro para imageamento dessas áreas que já foram autorizadas pelo Ministério da Defesa”, explica o professor.

Vandemberg lembra que o IF Baiano será o primeiro Instituto Federal no Brasil a possuir um Atlas Digital em 3D, disponível na internet, realizado com imagens de sensoriamento remoto obtidas por VANT.

“A idéia norteadora do projeto é que todos os membros da comunidade acadêmica possam colaborar com o trabalho – alunos, professores e funcionários, através de teletrabalho. O Atlas conterá todas as informações de caráter fisiográficos dos campi – geologia, geomorfologia, clima, pedologia, hidrografia, relevo, classes de declividade, vegetação, uso atual e planejado do solo, além da infraestrutura e as suas informações cadastrais, tudo georreferenciado e vinculado a um mapeamento geral da região de influência dos campi. O Atlas servirá também como instrumento para o planejamento macro da instituição, em dois níveis: o primeiro de reitoria e o segundo de direção geral, bem como, para a divulgação da instituição na sociedade, por meio da Internet. No atlas estarão incluídos tanto os elementos da geografia humana, quanto os elementos da geografia física, abrangendo os diversos territórios no estado da Bahia onde o IF Baiano está presente. O Projeto do Atlas Digital do IF Baiano será estabelecido em três etapas: Na primeira etapa serão efetuados o Georreferenciamento das áreas dos câmpus e o mapeamento georreferenciado geral e temático destas áreas. Na segunda etapa do Projeto será produzido o Mapa de Uso Planejado, contendo o Zoneamento Ambiental-Ecológico de cada câmpus, com a definição, à luz da legislação vigente das Áreas de Preservação Permanente (APPs), das áreas de Reserva Legal (RL) e o mapeamento das áreas degradadas que precisam ser recuperadas através de projetos específicos. A terceira etapa consistirá na elaboração do Atlas Digital, que através de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) permitirá a comunidade em geral, acessar via internet, um vasto bloco de informações sobre o IF Baiano”, pontua em sua fala.

O IF Baiano é pioneiro entre os institutos federais na confeção de um Atlas Digital e também na utilização de VANT para Sensoriameno Remoto. O Atlas Digital do IF Baiano foi idealizado para atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, e o VANT está sendo utilizado para o mapeamento dos campi (uma superfície de 2.500 hectares). a utilização do planejamento de expansão, o monitoramento ambiental, o zoneamento de uso e ocupação e a publicação do Atlas Digital na internet.

O professor Vandemberg informa também que em março de 2014 os professores do IF Baiano participarão do primeiro curso no Brasil oferecido por um Instituto Federal para formação de Piloto de VANT e de Tratamento Digital de Imagens obtidas por Sensoriamento Remoto com uso de VANT. A idéia é, em curto prazo, poder oferecer este tipo de capacitação para o público em geral, nos campi do IF Baiano.


Fonte: MundoGeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário