quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Eldorado Brasil monitora florestas com auxílio de VANTs

A Eldorado Brasil anuncia a aquisição de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT ou Drone). Estas aeronaves não tripuladas começaram a ser testadas sobrevoando plantações de eucalipto da Eldorado em janeiro de 2013 e estão, atualmente, plenamente operacionais e apresentando resultados altamente eficientes.

O VANT pode operar com três níveis de altura, chega a 130 metros e tem precisão que permite contar e captar detalhes desde o plantio das mudas até o desenvolvimento das árvores.
“Como a Eldorado é pioneira no uso da tecnologia para áreas plantadas, precisamos fazer adaptações para automatizar o tratamento das imagens. Estamos desenvolvendo um software específico para contar as mudas em crescimento. Com isso ganharemos em escala, tempo e precisão.

Esse trabalho era realizado manualmente em campo, por amostragem e com prazo bem maior”, afirma Carlos Justo, gerente de planejamento da Eldorado.

A tecnologia registra hectare por hectare e, para armazenar os mapas gerados com a precisão de detalhes que a nova tecnologia exige, foi instalado um “supercomputador” com capacidade para processar e arquivar os registros e também foi contratado um especialista em sistema de informação geográfica.

“Para se ter uma ideia da qualidade da imagem, são feitas em média quatro fotos por quadrante com resolução de 4 a 6 cm por pixel”, explica Marcio Bernardi, coordenador de planejamento e mensuração florestal da Eldorado.

Com autonomia de voo de 40 minutos por decolagem, um equipamento VANT faz em média dez voos por dia e registra cerca de 230 hectares, área equivalente a 280 estádios de futebol do tamanho do Maracanã.

A Empresa, que já conta com três VANTs, otimizou o trabalho das equipes e tornou os processos mais precisos, rápidos e eficientes. “As três aeronaves realizam em apenas oito horas o trabalho que antes exigia de dois a três dias de campo. Além da alta produtividade, nos dá a visão da floresta de um ângulo diferente do solo, muito mais ampla e com baixo custo.

Fonte: MundoGeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário