sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Previsão do tempo para esta Sexta - Feira (28/02/2014) - Final de Semana




Nessa sexta e final de semana, uma nova frente fria avança pelo sudeste e proporciona pancadas de chuvas típicas de verão em SP, MG, RJ e ES. O dia amanhece com tempo parcialmente nublado e durante as tardes e noites ocorrem as chuvas. Essa previsão se aplica também para o início da próxima semana de Carnaval. As temperaturas seguem elevadas com sensação de tempo abafado. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina e ocorrem pancadas devido ao calor.  




MG terá uma sexta e final de semana com tempo parcialmente nublado e com previsão de pancadas de chuvas para os próximos dias, principalmente na faixa centro-sul do Estado. RMBH terá céu parcialmente nublado, variando a nublado e com pancadas de chuvas nos próximos 5 dias. (Em BH máxima de 29°C e mínima de 18°C).

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Previsão do Tempo para esta Quinta-feria (27/02/14)


Nessa quinta, as áreas de instabilidade que atuam em parte do Sudeste proporcionam pancadas de chuvas durante a tarde em regiões restritas do interior de SP, RJ e centro-sul mineiro. Nas demais regiões de MG e ES o sol predomina entre nuvens durante todo o dia. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina e ocorrem pancadas devido ao calor. 



MG terá uma quinta com presença de sol entre algumas nuvens em praticamente todo o Estado. Durante a tarde, ocorrem as típicas pancadas de verão no Noroeste, Triângulo e Sul de MG. RMBH terá céu parcialmente nublado e sem previsão de chuvas. (Em BH máxima de 31°C e mínima de 17°C).




terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Previsão do tempo para esta terça-feira (25/02/14)

Nessa terça, as áreas de instabilidade que atuam em parte do Sudeste perdem força, deixando o tempo firme em grande parte do centro-norte mineiro. Em SP e no RJ ocorrem as típicas pancadas de verão, devido o calor e umidade. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina e ocorrem pancadas devido ao calor. 



MG terá uma terça e quarta com muito sol nos setores Central, Norte e Leste, além de pancadas de chuvas fracas a moderadas no Sul, Triângulo e Zona da Mata. RMBH terá céu parcialmente nublado e sem previsão de chuvas. (Em BH máxima de 31°C e mínima de 17°C).


Fonte: ClimAgora

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Previsão do tempo para esta segunda- feira (24/02/14)

Nessa segunda, as áreas de instabilidade que atuam em parte do Sudeste perdem força, deixando o tempo firme em grande parte do centro-norte mineiro. Em SP e no RJ ocorrem as típicas pancadas de verão, devido o calor e umidade. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina e ocorrem pancadas devido ao calor. 



MG terá uma segunda e terça com muito sol nos setores Central, Norte e Leste, além de pancadas de chuvas fracas a moderadas no Sul, Triângulo e Zona da Mata. RMBH terá céu parcialmente nublado e sem previsão de chuvas. (Em BH máxima de 31°C e mínima de 17°C).


Fonte: ClimAgora

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Previsão do tempo para esta sexta-feira (21/02/14)

Nessa sexta e final de semana, as áreas de instabilidade que atuam no Sudeste perdem força, com o sol voltando a predominar e diminuindo as pancadas de chuvas típicas de verão. Chove localizado em alguns pontos de MG, ES e interior de SP, mas sem maiores transtornos. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina e ocorrem pancadas devido ao calor. 



MG terá uma sexta e final de semana com predomínio de sol e pancadas de chuvas localizadas em alguns pontos do Norte, Triângulo e Leste. RMBH terá céu parcialmente nublado e sem previsão de chuvas na sexta e sábado. (Em BH máxima de 30°C e mínima de 18°C).


Fonte: ClimAgora

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Previsão do tempo para esta quinta-feira (20/02/14)

Nessa quinta e sexta, as áreas de instabilidade que atuam no Sudeste perdem força, com o sol voltando a predominar e diminuindo as pancadas de chuvas típicas de verão. Chove localizado em alguns pontos de MG e ES. Em SP e RJ não há previsão de chuvas significativas. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina e ocorrem pancadas devido ao calor. 



MG terá uma quinta e sexta com predomínio de sol e pancadas de chuvas localizadas em alguns pontos do Oeste e Leste. RMBH terá céu parcialmente nublado e sem previsão de chuvas. (Em BH máxima de 30°C e mínima de 18°C).


Fonte: ClimAgora

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Eldorado Brasil monitora florestas com auxílio de VANTs

A Eldorado Brasil anuncia a aquisição de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT ou Drone). Estas aeronaves não tripuladas começaram a ser testadas sobrevoando plantações de eucalipto da Eldorado em janeiro de 2013 e estão, atualmente, plenamente operacionais e apresentando resultados altamente eficientes.

O VANT pode operar com três níveis de altura, chega a 130 metros e tem precisão que permite contar e captar detalhes desde o plantio das mudas até o desenvolvimento das árvores.
“Como a Eldorado é pioneira no uso da tecnologia para áreas plantadas, precisamos fazer adaptações para automatizar o tratamento das imagens. Estamos desenvolvendo um software específico para contar as mudas em crescimento. Com isso ganharemos em escala, tempo e precisão.

Esse trabalho era realizado manualmente em campo, por amostragem e com prazo bem maior”, afirma Carlos Justo, gerente de planejamento da Eldorado.

A tecnologia registra hectare por hectare e, para armazenar os mapas gerados com a precisão de detalhes que a nova tecnologia exige, foi instalado um “supercomputador” com capacidade para processar e arquivar os registros e também foi contratado um especialista em sistema de informação geográfica.

“Para se ter uma ideia da qualidade da imagem, são feitas em média quatro fotos por quadrante com resolução de 4 a 6 cm por pixel”, explica Marcio Bernardi, coordenador de planejamento e mensuração florestal da Eldorado.

Com autonomia de voo de 40 minutos por decolagem, um equipamento VANT faz em média dez voos por dia e registra cerca de 230 hectares, área equivalente a 280 estádios de futebol do tamanho do Maracanã.

A Empresa, que já conta com três VANTs, otimizou o trabalho das equipes e tornou os processos mais precisos, rápidos e eficientes. “As três aeronaves realizam em apenas oito horas o trabalho que antes exigia de dois a três dias de campo. Além da alta produtividade, nos dá a visão da floresta de um ângulo diferente do solo, muito mais ampla e com baixo custo.

Fonte: MundoGeo

Recuperação da zona do euro acelera mais do que o esperado

Economia dos 17 países que compartilhavam a moeda única no último trimestre cresceu 0,3 por cento nos três meses até dezembro

Bruxelas - A economia da zona do euro cresceu mais do que o esperado no último trimestre de 2013 graças a uma expansão mais forte na França e na Alemanha, mostrou nesta sexta-feira a primeira estimativa da Agência de Estatísticas da União Europeia.

A economia dos 17 países que compartilhavam a moeda única no último trimestre cresceu 0,3 por cento nos três meses até dezembro contra os três meses anteriores, após uma alta de 0,1 por cento no terceiro trimestre.

Analistas consultados pela Reuters esperavam um aumento trimestral de 0,2 por cento. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o Produto Interno Bruto da zona do euro subiu 0,5 por cento, acima das expectativas do mercado de alta de 0,4 por cento.

A primeira estimativa não fornece detalhes sobre os componentes do PIB, que só estarão disponíveis em 5 de março.

Segundo a Eurostat, a economia de 9,5 trilhões de euros teve contração de 0,4 por cento em 2013. A Comissão Europeia espera um crescimento de 1,1 por cento em 2014.


Fonte: Exame

Previsão do tempo para esta quarta-feira (19/02/14)

Nessa quarta, a circulação marítima proporciona fluxos de umidade que causam aumento de nuvens e pancadas de chuvas localizadas, típicas do verão em grande parte do Sudeste, principalmente em MG, RJ e ES. Em SP as áreas de instabilidade perdem força e o sol volta a predominar, podendo chover de forma localizada. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina e ocorrem pancadas devido ao calor. 



MG terá uma quarta com tempo parcialmente nublado, variando a nublado  e com ocorrência de chuvas fracas a moderada em grande parte do setor Central,  Noroeste, Triângulo e Leste. RMBH terá céu parcialmente nublado e possibilidade de chuvas fracas e localizadas durante a semana. (Em BH máxima de 28°C e mínima de 18°C).


Fonte: ClimAgora

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Braskem tem lucro líquido de R$15 mi no 4ºtri

A companhia informou que o resultado foi apoiado pela adoção da prática de contabilidade de hedge em maio passado

Braskem: não fosse a utilização do recurso contábil, o prejuízo seria de 1 bilhão

São Paulo - A petroquímica Braskem sofreu forte queda no lucro líquido do quarto trimestre e estimou nesta quinta-feira um crescimento menor do mercado brasileiro de resinas ante o desempenho de 2013.

A maior petroquímica das Américas divulgou lucro líquido de 15 milhões de reais para o quarto trimestre, queda de 95% sobre o resultado positivo de 275 milhões obtido no mesmo período do ano anterior.

Às 15h04, as ações da Braskem exibiam alta de 0,16 por cento, enquanto o Ibovespa recuava 1,86 por cento.

A Braskem informou que o resultado do quarto trimestre foi apoiado pela adoção da prática de contabilidade de hedge em maio passado, para melhor refletir os efeitos de variações cambiais no balanço. Com isso, em 2013, a companhia teve lucro líquido de 507 milhões de reais ante prejuízo em 2012 de 738 milhões.

Não fosse a utilização do recurso contábil, o prejuízo de 2013 teria sido de 1 bilhão de reais, segundo a empresa.

"(A queda no lucro) do quarto trimestre se deve a vários fatores. Contabilizamos no último trimestre de 2012 efeitos não recorrentes, com a venda de ativos, como a unidade de tratamento de água na Bahia", disse o presidente da Braskem, Carlos Fadigas, em coletiva de imprensa.

EXPECTATIVAS PARA 2014

A companhia previu que o mercado de resinas do Brasil terá em 2014 expansão mais fraca que o crescimento de 8 por cento em 2013. "Nossa melhor projeção é de crescimento de 3 a 4 por cento num cenário econômico que considera o consenso de mercado de (crescimento do PIB) de 2,2 por cento", disse Fadigas.

O executivo afirmou que gostaria de ver um crescimento mais robusto do PIB brasileiro em 2014, mas ressaltou também que não vê motivo para pessimismo. "As contas macroeconômicas do Brasil, como as reservas internacionais e a dívida sobre PIB, estão no lugar".

A Braskem estima investir 2,7 bilhões de reais em 2014, dos quais 25 por cento serão direcionados à construção de novo complexo petroquímico no México e 60 por cento serão recursos para manutenção, melhoria da produtividade e confiabilidade dos ativos, o que inclui paradas programadas de manutenção nos crackers do Rio Grande do Sul e São Paulo.

O volume de recursos previsto é praticamente igual ao do ano passado, quando os investimentos da empresa ficaram 21 por cento acima do estimado inicialmente.

Parte do estouro na previsão deveu-se à antecipação de desembolsos para chegada de grandes equipamentos para o complexo de eteno no México, além de variação cambial, informou a Braskem.

Para este ano, Fadigas afirmou que os investimentos no projeto no México continuam sendo uma prioridade, mas serão menores que os feitos em 2013 a medida que o projeto, com previsão de iniciar as operações em 2015 chega na fase final.

O presidente da petroquímica ressaltou também que os resultados da Solvay Indupa, cuja aquisição a Braskem anunciou em dezembro, ainda não devem ser sentidos de forma significativa em 2014, já que a compra só será concluída após aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Fadigas ressaltou também que espera enviar nas próximas semanas uma nova proposta pelas ações da argentina Solvay Indupa. A primeira proposta, de 1,35 peso por ação, foi rejeitada pelo regulador argentino por ser considerada muito baixa.

Questionado sobre a negociação do contrato de nafta com a Petrobras, o presidente afirmou que espera um desfecho positivo.

"O contrato se encerra em março. Nós continuamos confiantes que vamos chegar a um preço que permita a continuidade da competição do setor", disse. Em dezembro, surgiram informações de que a estatal estaria tentando repassar custos mais altos com gasolina para a petroquímica, o que chegou a derrubar as ações da Braskem na Bovespa.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustada somou 1,175 bilhão de reais no quarto trimestre ante 1,399 bilhão no mesmo período de 2012. A margem passou de 14,9 para 10,3 por cento.

No ano como um todo, o Ebitda ficou em 4,813 bilhões de reais, alta de 22 por cento ante 2012.

A receita líquida consolidada da empresa subiu mais de 20 por cento, para 11,446 bilhões de reais no quarto trimestre e terminou o ano em 41 bilhões, avanço de 13 por cento.

Enquanto isso, o custo dos produtos vendidos da Braskem no quarto trimestre somou 10 bilhões de reais, 20 por cento acima do registrado um ano antes e 11 por cento mais que no terceiro trimestre.

O custo só não foi maior por causa da desoneração da alíquota de PIS e COFINS para a compra de matérias-primas, segundo o balanço.

ENERGIA Após ter registrado um impacto de 50 milhões de reais com um apagão na região Nordeste no ano passado, a Braskem afirmou que o corte de energia no Centro-Sul na semana passada não teve o mesmo efeito, já que as unidades na região estão mais preparadas para apagões e conseguem usar energia gerada nos próprios complexos.

Ainda assim, Fadigas afirmou que a petroquímica teve impacto de 40 milhões de reais com o acionamento das térmicas no ano passado, e que neste ano, o valor dificilmente ficará menor.

"A redução do preço de energia (anunciada pelo governo no fim de 2012) teria um impacto de 120 milhões de reais (...), mas nós tivemos também um gasto de 40 milhões de reais por conta do custo com geração térmica", disse. "Para 2014, dificilmente será menor que ano passado."


Fonte: Exame

Previsão do tempo para esta terça-feira (18/02/14)

Nessa terça, a circulação marítima proporciona fluxos de umidade que causam aumento de nuvens e pancadas de chuvas localizadas, típicas do verão em grande parte do Sudeste, principalmente em MG, RJ e ES. Em SP as áreas de instabilidade perdem força e o sol volta a predominar, podendo chover de forma localizada. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina e ocorrem pancadas devido ao calor. 



MG terá uma terça e quarta com tempo parcialmente nublado, variando a nublado  e com ocorrência de chuvas fracas a moderada em grande parte do setor Central,  Triângulo e Leste. RMBH terá céu parcialmente nublado e possibilidade de chuvas localizadas durante a semana. (Em BH máxima de 28°C e mínima de 18°C).


Fonte: ClimAgora

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Previsão do tempo para esta segunda-feira (17/02/14)

Nessa segunda e terça, a circulação marítima proporciona fluxos de umidade que causam aumento de nuvens e pancadas de chuvas localizadas, típicas do verão em grande parte do Sudeste, principalmente em SP, RJ e MG. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina e ocorrem pancadas devido ao calor. 



MG terá uma segunda e terça com tempo parcialmente nublado e ocorrência de chuvas fracas a moderada em grande parte do setor centro-sul e Triângulo. No Norte o sol ainda brilha forte. RMBH terá céu parcialmente nublado e possibilidade de chuvas localizadas durante a semana. (Em BH máxima de 28°C e mínima de 18°C).


Fonte: ClimAgora