quarta-feira, 20 de março de 2013

Semana da água é comemorada com educação ambiental

Palestras, barco-escola e trilhas ecológicas estão entre as atividades que reúnem jovens e adultos


Os cuidados necessários para a preservação da água são estimulados, durante toda essa semana, junto a jovens e adultos. As atividades organizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), em parceria com organizações públicas e privadas, possuem temáticas como legislação ambiental; recuperação de nascentes; tratamento, qualidade e situação dos recursos hídricos.

Na próxima sexta-feira (22), quando é comemorado o Dia Mundial da Água, haverá a apresentação de experiências exitosas para conservação da água, no Auditório do Palácio, às 09h. Mas, a semana teve início oficialmente no domingo e há previsão de eventos diários.

Hoje (19) foi o primeiro dia de atividades com um grupo do Serviço Nacional de AprendizagemComercial (Senac), o segundo será quinta-feira (21). Cerca de 40 pessoas, a maioria jovens e adolescentes, de 15 a 18 anos, participam de aula no Jardineto Botânico do IMA. Ali eles podem conhecer espécies nativas, de diferentes ecossistemas encontrados no estado, e receber informações sobre a importância das árvores para preservação dos mananciais.

Em seguida, têm aula a bordo do barco-escola, onde percorrem parte da laguna Mundaú e dos canais que a interligam com a Manguaba. Em uma propriedade particular da empresa Frascali, em Rio Largo, fazem trilha ecológica em uma pequena mata. “Esses estudantes têm a disciplina meio ambiente e a parte de campo serve para estimular o conhecimento”, disse Simone Albuquerque, gerente de Educação Ambiental.

Ciclo de Palestras
Os estudantes e professores de faculdades particulares de Maceió podem participar do ciclo de palestras, iniciadas na segunda-feira (dia 18). Hoje os temas Lei dos Recursos Hídricos, Lei Ambiental e Código Florestal serão abordados, a partir das 19h, na Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT). Na mesma hora, a Faculdade Integrada Tirandes (FITS) recebe a palestra sobre Parâmetros de Qualidade das Águas. A Situação dos Recursos Hídricos, Recuperação de Nascentes e a Recuperação do Rio Coruripe também serão temas abordados hoje no Centro Universitário de Maceió (Cesmac).

As apresentações são abertas e seguem até o dia 21, as temáticas variam a cada dia e em cada local de ensino. Além dessas instituições, participa também a Faculdade Raimundo Marinho (FRM). Os palestrantes são especialistas técnicos do IMA, da Semarh, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Casal, Projeto Recor e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Segundo Afrânio Menezes, coordenador de Acordos e Convênio do IMA, além do IMA e da Semarh, as atividades da Semana da Água são organizadas em parceria com as Secretarias de Estado da Saúde (Sesau), da Infra-estrutura (Seinfra) e da Cultura (Secult); Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER); Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

Fonte: Primeira Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário