quinta-feira, 7 de março de 2013

PIB mineiro cresceu 2,3% em 2012


Resultado apurado pela FJP superou a alta registrada no país, que chegou a apenas 0,9% no ano passado. 




Leal Filho destacou desempenho no 1º semestre Minas Gerais registrou crescimento de 2,3% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 em relação ao ano anterior, superando a alta verificada na economia nacional, que cresceu apenas 0,9% no mesmo período. No Estado, fizeram a diferença os desempenhos apresentados pela agropecuária e pela construção civil. Os dados integram a pesquisa "Produto Interno Bruto de Minas Gerais: 

Resultados do 4º trimestre de 2012", elaborada pelo Centro de Estatística e Informações (CEI) da Fundação João Pinheiro (FJP) e divulgada ontem.

Na avaliação do coordenador de Contas Regionais do CEI e do estudo, Raimundo de Sousa Leal Filho, o comportamento da economia mineira ao longo do primeiro semestre do exercício passado foi fundamental para o resultado do índice de Minas no acumulado do ano. Isso porque, segundo ele, nos dois primeiros trimestres de 2012 o PIB do Estado ficou bem acima do brasileiro e nos últimos dois, o desempenho foi igual ou inferior ao nacional.

"O maior ritmo do crescimento mineiro na primeira metade do ano é que determinou o resultado final. Já que nos dois primeiros trimestres a economia do Estado foi bem superior à do país, assim como ocorreu no segundo semestre de 2011. Apesar de naquele exercício o PIB de Minas ter ficado nos mesmos patamares do índice brasileiro, em 2012, o crescimento de um semestre foi suficiente para ultrapassar a média brasileira", explica.

Para Leal Filho, também pesou no resultado de Minas Gerais o fato de o Estado ter sentido os efeitos do desaquecimento econômico primeiro que o restante do país, mas também ter recuperado antes o dinamismo em alguns setores. "Essa recuperação, por sua vez, envolve questões específicas de cada setor, porque cada um tem reagido de uma maneira às medidas para alavancar a economia", afirma.


Desempenho - Já na avaliação da presidente da FJP, Marilena Chaves, é importante destacar o desempenho superior apresentado por Minas, e também lembrar que a taxa de 2,3% influenciou consideravelmente o 0,9% registrado no Brasil, impedindo que o crescimento fosse ainda menor. "Não só o resultado de Minas, mas também de outros estados que tiveram taxas interessantes em 2012, mostram que a composição setorial de cada região é que determina para onde vai caminhar a economia nacional", afirma.

Além do PIB de Minas Gerais já foram divulgados também os índices de São Paulo, Bahia e Ceará, que apresentaram crescimentos de 1,3%, 3,1% e 3,5%, respectivamente. O resultado brasileiro foi divulgado na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e representou o pior número desde 2009, quando havia registrado recuo de 0,3%.

Em valores correntes, a soma das riquezas produzidas no ano passado em todo o país chegou a R$ 4,403 trilhões e o PIB per capita somou R$ 22,402 mil. Quando questionado sobre tais resultados no âmbito de Minas Gerais, o coordenador de Contas Regionais do CEI alegou que os números correntes não são passados pelo IBGE à instituição para formulação da pesquisa. "Estamos trabalhando nesta demanda junto ao instituto, mas no curto prazo não será possível fornecer esta informação", disse.

Para este ano, Leal Filho mostra-se bastante otimista e aposta no desempenho da indústria para alavancar o PIB de Minas Gerais. " o que se espera para todo o país. As medidas anunciadas pelo governo ao longo do ano passado, como forma de recuperar o dinamismo do setor industrial brasileiro, já estão demorando a fazer efeito. A expectativa é que tão logo façam", justifica.

Marilena Chaves concorda e completa que apesar dos problemas estruturais não só do Estado, mas de todo o país, não colaborarem, este ano, o desempenho deverá ser diferente. "Além disso, o consumo interno deverá continuar em alta, alavancando o setor de serviços e a construção não deverá crescer tanto, em função da alta base de comparação", conclui.

Fonte: Diário do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário