terça-feira, 12 de março de 2013

Indústria mineira dá sinais de retomada

Setor automotivo puxa crescimento. 


Indústria extrativa registrou retração na receita de 11,3% no início do ano

A indústria mineira começou o ano bem. Foi o que revelou os dados da Pesquisa Indicadores Industriais (Index), divulgada ontem pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Conforme o levantamento, puxado especialmente pela indústria automotiva, o faturamento do setor no Estado cresceu em números reais 5,33% em janeiro frente ao último mês de 2012.

"O dado é positivo, mas não caracteriza uma tendência para o ano porque alguns setores representativos não foram tão bem", afirma o presidente do Conselho de Política Econômica Industrial da Fiemg, Lincoln Gonçalves Fernandes.  o caso da indústria extrativa, com forte peso na economia do Estado, e que teve uma queda de 11,3% no faturamento de janeiro ante o do mês anterior.

No caso da indústria automotiva, que teve um crescimento de 13,6% no seu giro financeiro de janeiro frente ao de dezembro último, Fernandes explica que o próprio segmento criou condições para o aquecimento deste mercado. Segundo ele, as montadoras mantiveram a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), para estimular as vendas, apesar da alíquota do imposto já ter começado a aumentar a partir do início deste ano.

"O desempenho do setor automotivo foi o que teve maior peso para o crescimento do faturamento da indústria mineira em janeiro. E, por isso, como estamos percebendo que em fevereiro o resultado do segmento foi o oposto, isto também deve impactar de forma negativa no resultado global da indústria do Estado para o mês passado", avalia.

Os números do estudo mostram ainda que, comparado ao desempenho de janeiro de 2012, o primeiro mês deste ano registrou uma elevação de 8,4% no faturamento da indústria. Apesar do resultado positivo, para Fernandes a indústria só atingirá condições de investir a partir do segundo semestre.

Para Fernandes, indústria só atingirá condições de investir no 2º semestre
Capacidade - Em termos de produção, o indicador horas trabalhadas, que reflete o ritmo de operação do parque mineiro, cresceu 3,2% em janeiro contra o mês anterior. Na mesma comparação, o setor extrativo registrou alta de 2,3% e a indústria automotiva evolução de 17,3%.

Conforme o Index, a indústria aumentou o uso de capacidade instalada, passando de 87% em dezembro do ano passado para 88,5% no primeiro mês deste ano. Outro importante indicador, o nível de empregos registrou uma expansão de 1% na mesma comparação. Neste caso, o destaque também foi o setor automotivo, com alta de 2,6%.

A massa salarial, que indica o salário dos trabalhadores da indústria mineira, caiu bastante (32,7%) em janeiro em relação a dezembro, porque, segundo Fernandes, no último mês de cada ano ela cresce em função do pagamento do 13º salário, bonificações, participações e, em alguns casos, férias. A indústria extrativa, em igual base de confronto, registrou uma baixa de 42,4%. No setor automotivo, a retração foi de 40,8%.

Até agora, a Fiemg mantém uma projeção de crescimento de 4,7% para o faturamento do setor em 2013 frente a 2012. Em termos de produção, a estimativa da entidade é de uma evolução um pouco mais fraca, de 4%.

Fonte: Diário do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário