quarta-feira, 6 de março de 2013

Santarém adere ao Programa Municípios Verdes




O município de Santarém, no oeste do Estado, é o mais novo integrante do Programa Municípios Verdes, criado para fortalecer as atividades econômicas sustentáveis e combater o desmatamento. O Termo de Adesão foi assinado nesta terça-feira, 5, durante a VIII Reunião do Comitê Gestor do PMV, que acontece naquela cidade, e endossa um compromisso assumido desde 2011, quando a prefeitura local assinou o Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público Federal. 

O evento acontece no Hotel Tropical Barrudada, e conta com a participação de representantes de 15 municípios paraenses, Ministério Público Federal, Ibama, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e The Nature Conservancy.

Na abertura dos trabalhos o secretário extraordinário de Estado para a Coordenação do Programa Municípios Verdes, Justiniano Netto, apresentou o planejamento do PMV para o ano 2013 e reiterou a importância dos municípios em responder aos boletins do desmatamento e aderir ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). Justiniano também destacou as mudanças no Código Florestal e aproveitou para fazer um apanhado geral sobre o cenário do desmatamento no Pará.

“O novo Código Florestal, ao contrário do que muitos acharam, não protege antigos desmatadores ou afrouxa a legislação ambiental atual. Na verdade ela deixa definidas regras que já estamos colocando em prática no Pará, como o ordenamento ambiental por meio do CAR e o controle do desmatamento. Nossa principal tarefa é o controle do desmatamento ilegal no Estado, para que possamos alcançar a meta do desmatamento líquido zero até 2020”, explicou o secretário.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente de Santarém, Podaliro Neto, o evento é antes de tudo uma oportunidade de socializar informações técnicas e chamar os municípios à responsabilidade. “A partir dessa troca de informações podemos colocar em prática ações que venham combater os problemas já identificados aqui na região. Além disso, é o momento em que podemos participar e compartilhar de políticas públicas e de gestão ambiental importantíssimas para o Estado."

Fonte: Agência do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário