quarta-feira, 13 de março de 2013

NASA: Vegetação ganha espaço no Ártico devido ao aumento das temperaturas


Um estudo internacional patrocinado pela Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) analisou dados dos últimos 30 anos e concluiu que a elevação das temperaturas globais está a fazer com que a vegetação que era apenas encontrada no extremo sul do ecossistema ártico nos anos 1980 já possa ser vista 700 quilómetros mais ao norte. Por Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil



A elevação das temperaturas globais está a fazer com que a vegetação que era apenas encontrada no extremo sul do ecossistema ártico nos anos 1980 já possa ser vista 700 quilómetros mais ao norte. Imagem: NASA
Publicado neste domingo no periódico Nature Climate Change, o trabalho, realizado por 21 investigadores de sete países, utilizou imagens de satélites para confirmar o avanço da vegetação e registou ainda um aumento de 10% no crescimento das plantas no Ártico nas últimas três décadas.

“O crescimento das plantas no Ártico durante o início dos anos 1980 era equivalente ao das terras localizadas na latitude 64º norte. Hoje, apenas 30 anos depois, é igual ao de 57º graus norte”, afirmou o coautor Terry Chapin, da Universidade do Alasca. Cada grau de latitude significa 111,133km.

O estudo também descobriu que a diferença entre as temperaturas do verão para o inverno está a reduzir-se, sendo registados invernos cada vez mais amenos.

Todas essas transformações ameaçam o equilíbrio deste que é um dos mais vulneráveis ecossistemas terrestres. Espécies animais, como o urso polar, são automaticamente atingidas pelas mudanças, que alteram a distribuição de alimentos e a presença de gelo marinho, que é necessário para a locomoção desses animais.

Além dos impactos no próprio Ártico, o aquecimento da região acaba afetando o clima em todo o planeta.

“O aquecimento reduz o gelo marinho e a cobertura de neve, aumentando assim a absorção de calor por parte do Ártico. Isso dá início a um ciclo de aumento de temperaturas e ainda mais perda de gelo, amplificando continuamente o aquecimento global”, declarou o coautor Ranga Myneni, da Universidade de Boston.

O degelo do Ártico é um dos componentes mais controversos das mudanças climáticas, já que é visto por alguns como um aspeto positivo delas.

A Rússia, por exemplo, terá um acesso muito mais fácil a toda a riqueza mineral da região, incluindo petróleo. Também, com o desaparecimento de parte do gelo marinho, se abrirão novas rotas comerciais para todas as nações do extremo norte do planeta.

Artigo de Fabiano Ávila publicado em Instituto CarbonoBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário