segunda-feira, 4 de março de 2013

ES: Prefeitura de Vitória lança portal com mapeamento da cidade


Com objetivo de facilitar o acesso às informações georreferenciadas (baseadas em mapeamento) e, consequentemente, atender uma grande demanda por parte do público que deseja encontrar a localização de diversas infraestruturas da cidade, a Prefeitura de Vitória (ES) lança o portal Geoweb Vitória, desenvolvido por meio de projeto que teve consultoria técnica da Imagem, empresa atuante no mercado de sistemas de informações geográficas (GIS).

“Ao lançar o portal, a Prefeitura de Vitória se diferencia por ser uma das poucas no Brasil que disponibilizam sua base de mapas no formato digital e, principalmente, de forma gratuita. As informações, que atendem o público externo e interno, estão disponíveis para estudantes, pesquisadores, empresas e concessionárias de serviços”, afirma Joseanny Pereira, gerente de Geoprocessamento da Prefeitura de Vitória.

O portal destaca-se, ainda, por disponibilizar ao cidadão um mapa interativo de Vitória, apresentando a localização de serviços e informações da cidade, tais como: condições das praias; pontos turísticos; e localização de centros comerciais, restaurantes, escolas, hospitais e bancos, entre outros.

Do ponto de vista da gestão municipal, o portal também auxilia na definição de ações a serem tomadas para melhorar os serviços públicos nas áreas de educação, transporte, saúde e habitação, entre outros, de modo que a população veja o impacto positivo do mapeamento com a melhoria dos serviços prestados pelas secretarias municipais.

“A informação ao alcance da população e também dos gerentes de projetos, planejadores, tomadores de decisão e servidores públicos faz com que o uso do Geoweb se torne cada vez mais uma cultura. Não apenas na Prefeitura, mas principalmente na sociedade de um modo geral”, conclui Joseanny Pereira.
No escopo do projeto, a Imagem foi responsável pelo fornecimento da plataforma tecnológica do Geoweb Vitória, a qual permite a publicação e atualização dos mapas disponíveis no portal por meio de um layout moderno e com alta qualidade das informações em formato digital, as quais também estão disponíveis para download dos internautas.

Fonte: MundoGEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário