terça-feira, 26 de março de 2013

China e Brasil visam promover crescimento junto com a África

De 26 a 27 de março, a 5ª Cúpula do BRICS será realizada em Durban, na África do Sul. Neste contexto, diplomatas da China e do Brasil expressaram o desejo de que os dois países cresçam e se desenvolvam juntos com a África.

  A 5ª Cúpula dos líderes dos BRICS será realizada em Durban da África do Sul, o que oferecerá uma plataforma para o fortalecimento da cooperação entre os países do BRICS e a África. A China gostaria de aproveitar a oportunidade para reforçar o diálogo com o Brasil em assuntos relacionados com a África, abordando de forma ativa a cooperação trilateral com a África, disse Qu Yuhui, alto funcionário do Departamento da América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores da China, em uma entrevista exclusiva à Xinhua.

  Qu disse que a China e o Brasil possuem cooperações com a África que têm características diferentes e vários interesses comuns e experiências para trocar. Se a China e o Brasil iniciarem a cooperação trilateral com a África, trará benefícios não apenas para os dois países, mas também para o desenvolvimento da África, e melhorará a proteção dos interesses comuns dos países em desenvolvimento.

  Qu indicou que nos atuais marcos do mecanismo de negociações entre a China e o Brasil sobre assuntos relacionados com a África e do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países da Língua Portuguesa (Macau), a China e o Brasil podem conversar sobre como promover a cooperação trilateral com a África de forma tranquila e segura. "O programa sino-brasileiro do Satélite de Recursos Terrestres ofereceu imagens e dados aos países africanos, o que é um bom exemplo de cooperação trilateral e trouxe um bom efeito econômico-social. Podemos aproveitar o modelo como referência e conversar sobre mais projetos de cooperação", disse Qu.

  Quanto às áreas específicas de cooperação, o cônsul da Seção Econômica e de Energia da Embaixada do Brasil em Beijing fez sua sugestão. "Existem interesses de possíveis cooperações trilaterais, por exemplo no setor agrícola", disse Braz Baracuhy.

  Segundo Baracuhy, o Brasil é um país em desenvolvimento e tem experiência em várias áreas de inclusão social, experiência em controlar a inflação e em gerenciamento de contas públicas. "É essa experiência que nós compartilhamos com nossos parceiros internacionais, e queremos compartilhar esses resultados positivos", disse Baracuhy, acrescentando que na área econômica, o Brasil tem investido na África e tem imensas cooperações na área educacional e tecnologia.

  Porém, ambos os diplomatas assinalaram que agora a cooperação trilateral ainda está em fase inicial. De acordo com Baracuhy, atualmente faltam instrumentos para a efetiva cooperação entre os BRICS tanto com a África, como com a Ásia e a América do Sul. "O que existe é o diálogo. A criação do Banco dos BRICS pode ser o primeiro canal de cooperação", disse.

  Quanto à presença do Brasil e da China na África, Baracuhy disse que os dois países não são rivais na África, nem em lugar nenhum."Nossas economias são complementares. Talvez existam competições entre empresas, mas não entre os países", explicou.Fim

por Xinhua

Nenhum comentário:

Postar um comentário