quinta-feira, 19 de setembro de 2013

TerraVision Geotecnologia e Geoinformação participa de observatório ambiental em São Félix do Xingu, no Pará

A TerraVison Geotecnologia e Geoinformação, uma das empresas da Promon Meio Ambiente, participa do Observatório Ambiental, um projeto recentemente desenvolvido pela ONG The Nature Conservancy (TNC) para o mapeamento dos imóveis rurais do município São Félix do Xingu, no Pará.

A TNC, responsável pela gestão ambiental dos imóveis que fazem parte do Observatório Ambiental na região, contratou a TerraVision, para desenvolver a base cartográfica e o mapeamento da cobertura vegetal e de uso do solo desde o marco zero (2008) até 2012. “O grande desafio para a TerraVision era o tempo e, graças a uma tecnologia que permite uma classificação de imagem mais avançada, desenvolvemos um sistema pouco utilizado no Brasil, baseado na equação objeto x segmentação, que reduziu para apenas três meses a realização de um trabalho que por outros meios mais convencionais demandaria cerca de um ano”, afirma Allan Brandt, diretor da TerraVision.

O projeto Observatório Ambiental contribui para os pecuaristas da região obterem o Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma espécie de CPF rural, sem o qual não poderão vender o gado. O CAR utiliza imagens de satélite para mapear os imóveis rurais. A partir dele, é possível auxiliar o produtor a identificar e recuperar as áreas de Reserva Legal e Proteção Permanente que precisam ser restauradas.

Sobre São Félix do Xingu

Com o tamanho próximo ao de Portugal e 90.000 habitantes, o município de São Félix do Xingu está localizado no sudeste do Pará que, hoje, após quatro anos, está vencendo a luta contra o desmatamento e que serve de pano de fundo para uma história de sucesso na adoção de práticas sustentáveis na pecuária e pela convivência ambiental saudável entre territórios indígenas e parques – que ocupam a metade de sua área – a mineração e a criação de gado – que concentra um dos maiores rebanhos bovinos do mundo com mais de dois milhões de cabeças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário