sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Semam adquire aparelho de precisão milimétrica para geoprocessamento

Para mostrar as possibilidades do novo GPS adquirido, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) realiza um café-da-manhã com representantes de 30 construtoras de Fortaleza. Na ocasião, serão informados todos os benefícios que o aparelho trará ao controle urbano e à fiscalização ambiental da cidade. O GPS RTK ProMark 500 permite precisão milimétrica, dando uma confiabilidade de quase 100% nos dados por ele georreferenciados.

Com a aquisição, a Semam poderá informar, com muito mais precisão, os limites das áreas de preservação em ocasiões de fiscalização e de licenciamento. As coordenadas do terreno em questão serão jogadas dentro da cartografia da cidade e, em tempo real, poderá ser diagnosticado um crime ambiental ou, até mesmo, levantada a quantidade de sedimento utilizado para se aterrar um recurso hídrico, usando os dados comparativos da altura e da extensão do terreno antes e depois do crime ambiental. O GPS de navegação utilizado anteriormente não dava essas possibilidades. A sua precisão era de 10 metros; a do GPS RTK é de menos de 5mm.

Licenciamento

A partir deste mês, todos os empreendimentos que derem entrada para licenças e alvarás devem apresentar o terreno georreferenciado. Essa medida tornará muito mais fluido o trâmite dos processos dentro da Semam. Antes, os processos que davam entrada na Secretaria tinham como referenciamento somente as vias que lhe davam limite. Esse referenciamento era simples e impreciso – em alguns casos, a rua não estava na cartografia da cidade; em outros, o nome dela era diferente daquele que foi indicado. A verificação dessas informações tomavam tempo dos analistas da Semam, e isso tornava o trâmite mais lento.

Além disso, a medida melhora a precisão do controle urbano. Em sua vistoria a campo, o topógrafo pode constatar, por meio do GPS RTK, se as coordenadas do terreno são as mesmas que o interessado lhe passou. As coordenadas do terreno serão lançadas diretamente na cartografia do Município e, ali, serão verificadas quais as ruas que lhe fazem limite, bem como o zonemanto em que ele se encontra. Dessa forma, consegue-se saber em que sistema ambiental está o terreno. Essa precisão ajuda a proteção dos ecossistemas de Fortaleza.

Fonte: 
Prefeitura de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário