terça-feira, 9 de outubro de 2012

Ônibus de Petrópolis vão receber sistema de monitoramento por GPS

 

A medida visa dar segurança e o conforto dos usuários e motoristas.

As empresas de ônibus terão que arcar com os custos do novo sistema.
 
A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes de Petrópolis (CPTrans), Região Serrana do Rio, vai implantar sistema de monitoramento por GPS nos veículos utilizados no transporte urbano do município. A medida visa à segurança e o conforto dos usuários e operadores dos veículos e busca uma adequada prestação do serviço de transporte compreendendo a modernidade das técnicas e dos equipamentos utilizados, conforme observou o presidente da Companhia, Rosano Kronemberger.
“O monitoramento irá possibilitar aos operadores e ao poder concedente uma visão em tempo real da frota em operação com registro de eventos significativos para identificação e correção de falhas, o que vai assegurar a regularidade e pontualidade do serviço. A implantação vai contribuir também para a redução no número de acidentes, através do controle da velocidade.”, ressaltou.
 
Depois de instalado, o sistema deverá enviar os dados do monitoramento para o Centro de Controle Operacional (CCO) da CPTrans, para permitir a observação em tempo real dos veículos e o armazenamento das ocorrências relevantes.
 
Todo o custo oriundo da instalação e manutenção dos equipamentos caberá aos permissionários e concessionários do serviço de transporte urbano. Outra exigência para a implantação do sistema se refere à contratação dos serviços. O consórcio deverá apresentar projeto à CPTrans no prazo de 45 dias após a publicação, para que a mesma aprove a tecnologia nos moldes definidos, mencionando a empresa e os equipamentos necessários que serão disponibilizados.
 
As empresas de transportes deverão seguir o cronograma para instalação do sistema em toda a frota: 25% em até seis meses, 50% em seis meses e 100% dos equipamentos instalados em até nove meses. O não cumprimento das exigências irá acarretar multa de 200 UNT (unidades tarifárias) por veículo.
 
Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário