A Nutella é um doce globalizado e o preço dos dois principais ingredientes está sendo afetado por fatores climáticos e o apetite dos emergentes
Ferrero, empresa dona da Nutella, proibiu fã de usar o nome e imagem da marca em blog criado na internet
São Paulo - A Nutella é um produto genuinamente globalizado.
Não foi por acaso que na hora de ilustrar como funciona uma cadeia global de produção e distribuição, a OCDE escolheu o doce.
E como mostra o infográfico, o elemento chave - a avelã - vem da Turquia, responsável por 70% da produção mundial.
O problema é que uma geada no começo do ano arrasou com a produção da
noz, que caiu de uma estimativa inicial de 800 mil toneladas para 520
mil, segundo números do Financial Times obtidos com Brijesh Krishnaswamy, vice-presidente de nozes da Olam, uma câmara de comércio internacional de agricultura.
Com a falta de oferta, os preços subiram 60% e atingiram o maior nível em mais de uma década.
A Ferrero,
empresa italiana que produz a Nutella, é a compradora número um de
avelã do mundo e adquiriu no mês passado a Oltan, maior processadora do
produto na Turquia.
Isso dá à empresa um maior controle sobre o fornecimento do produto
(para desespero dos seus competidores), mas os custos estão pressionados
também na outra ponta: o chocolate.
O preço de cacau está no seu maior nível em mais de 3 anos graças a uma
explosão da demanda em mercados emergentes como China e Índia.
Curiosamente, a própria Nutella surgiu logo após a Segunda Guerra
Mundial como uma forma de tornar o chocolate mais acessível para a massa
através da mistura com outros produtos.
Procurada pela reportagem, a Ferrero ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Enquanto isso, os preços dos alimentos de forma geral atingiram seu menor nível em seis meses, de acordo com a agência de alimentação da ONU, após fortes choques nos últimos anos.
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