terça-feira, 19 de agosto de 2014

A Nova Geração de Satélites Vai Mudar a Forma Como Vemos a Terra

Um novo satélite pode dizer quais tipos de minerais estão na superfície da Terra, de qual espécie é tal árvore e como está sua saúde, e pode até identificar detalhes de um para-brisa de um carro. E está disponível para qualquer empresa comprar.
O satélite WorldView-3 foi lançado no dia 13 deste mês. O treco voador foi criado em colaboração entre DigitalGlobe, Exelis, Ball Aerospace, Lockheed Martin, e United Launch Alliance, e seus criadores estão chamando-o de o satélite mais poderoso disponível no mercado comercial.
Uma vez que o satélite atingir o espaço, com o tamanho de um pequeno trailer, ele deve orbitar a 620km e vai capturar imagens de 31cm de resolução – a mais alta resolução fora da esfera de pesquisas ou militares.
O doutor Kumar Navulur, diretor da próxima geração de produtos da DigitalGlobe, explicou em uma coletiva de imprensa como essa tecnologia produz imagens não muito boas de se olhar, mas ao mesmo tempo muito práticas.
“Tem gente que quer gerenciar uma cidade usando dados geoespaciais”, ele disse. Com dados nesse nível de resolução, é possível “ver claramente recursos como bueiros, calçadas” e qualquer coisa que for preciso examinar, ele disse. Ele também mostrou como é possível salvar vidas – identificando um sinal de um grupo de sobreviventes, por exemplo.
Captura de tela de uma apresentação do WorldView-3

Mas, como Navulur explicou, “isso não é feito para criar fotos bonitas”. Por causa do sensor infravermelho do satélite, o WorldView-3 pode ver através de fumaça e neblina.
Essa capacidade pode ser útil em casos de emergência. “Ano passado, os bombeiros no Arizona não tinham informações suficiente na operação no solo”, ele disse. Mas como mostra a foto abaixo, o WorldView-3 pode identificar detalhes além da crescente fumaça e distingui-la de uma nuvem, e com certeza identificar um incêndio.
Para garantir que os dados sejam compatíveis com aqueles gerados de outras partes do mundo, ou em momentos diferentes, o instrumento CAVIS (sigla para “Nuvens, Aerossóis, Vapor de Água, Gelo e Neve”, traduzido do inglês) deve corrigir qualquer inconsistência nos dados, padronizando a imagem “independentemente de onde ou quando o dado foi captado”, de acordo com o site que apresenta o satélite.
Assim, todos esses dados podem ser rapidamente enviados a qualquer lugar que for preciso, em uma velocidade de 1200mb/s, mais rápido do que qualquer rede de wi-fi presente na Terra.
Informações dos maiores comprimentos de onda do WorldView-3 conseguirão penetrar fumaça e neblina. Crédito: DigitalGlobe

Assim como o infravermelho, as figuras multiespectrais do satélite podem ser usadas para monitorar projetos de agricultura e mapear diferentes cores para cada colheita para diferencia-las facilmente.
A imagem abaixo mostra uma área de fazenda enorme em Mali, com vermelho para o plantação de algodão, amarelo para a plantação de milho, verde para a plantação de milheto e verde escuro para a plantação de sorgo. O WorldView-3 pode também identificar os níveis de umidade das colheitas, podendo dizer quando elas estão saudáveis ou não.
Padrão autmático de mapeamentoem Mali. Crédito: DigitalGlobe

Outras utilidades incluem aqueles que estão procurando por petróleo e gás para poder explorar novos lugares, e empresas mineradoras que podem querer explorar e monitorar potenciais projetos, um uso que pode cortar gastos, de acordo com o site do WorldView-3.
O satélite é o último na constelação da DigitalGlobe e Rob Mitrevski, vice-presidente de sistemas geoespaciais na Exeli, explicou a história da série WorldView. O WorldView-1 foi lançado em 2007 e seu sucessor entrou em órbita dois anos depois. Uma apresentação de slides mostrou que o WorldView-4 deve ser lançado em 2016.
A melhora no nível de detalhes das imagens deixou os defensores da privacidade preocupados, no entanto. De fato, uma das empresas que vai usar o WorldView-3 é o Google, que quer mapear o mundo com o máximo de detalhes possível. Entre os clientes antigos da DigitalGlobe estavam a Microsoft e as agências do governo dos EUA.
Mas se usado devidamente, o WorldView-3 pode trazer um monte de benefícios, tanto para empresas quanto para serviços do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário