segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Satélite Cbers-3 é lançado com sucesso

À 1h26 (horário de Brasília) desta segunda-feira (9/12) o satélite sino-brasileiro Cbers-3 foi lançado da base de Taiyuan, localizada na província de Shanxi (a 700 km de Pequim). O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Leonel Perondi, assistiu ao lançamento na base chinesa acompanhado do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, autoridades e especialistas do Programa Cbers.

No Brasil, o lançamento foi acompanhado por servidores do Instituto e convidados no Centro de Controle de Satélites do Inpe, em São José dos Campos (SP).

Chefe do Centro de Rastreio e Controle do Inpe, Pawel Rosenfeld manteve contato com os engenheiros do Instituto que estão na China e, por telefone, narraram a sequência de atividades para levar o Cbers-3 ao espaço.

Lançamento

O foguete chinês Longa Marcha 4B cumpriu perfeitamente todas as etapas previstas para colocação do satélite em órbita. O tempo total de voo até a injeção do Cbers em órbita foi de 12,5 minutos.

Quando atingido o ponto ideal da órbita, um comando liberou a trava do dispositivo que prendia o Cbers-3 ao foguete. O satélite, impulsionado por molas, afastou-se do lançador e entrou em órbita.

Em órbita, o Cbers-3 efetua uma revolução completa em torno da Terra a cada uma hora e quarenta minutos (100 minutos).

Mais informações no site www.cbers.inpe.br


Fonte: Inpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário