sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Previsão do tempo para esta sexta-feira (27/12/13)

Nessa sexta e sábado o sol volta a predominar na maior parte do Sudeste, principalmente em SP, RJ e centro-sul de MG. As chuvas diminuem e são esperadas apenas as típicas pancadas de verão, com tempo abafado. No domingo chove mais forte em SP. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina e ocorrem pancadas localizadas devido ao calor. 



MG terá uma sexta e sábado com predomínio de sol entre nuvens e possibilidade de pancadas de chuvas durante as tardes em todas as Regiões. Temperaturas em elevação (Em BH máxima de 31°C e mínima de 20°C).

Tendência para a Virada de Ano: Será observada a diminuição das áreas de instabilidade no Sudeste. No litoral do RJ e ES o sol predomina e ocorrem pancadas de chuva ao final da tarde e início de noite. Na RMBH, sol durante o dia e pancadas de chuvas fracas a moderadas na tarde/noite, típico do verão.


Fonte: ClimAgora

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Previsão do tempo para esta quinta-feira (26/12/13)

Nessa quinta, as áreas de instabilidade que atuam no Sudeste deslocam-se para o centro-norte da região, favorecendo chuvas mais intensas no norte de MG e no ES. Em todo o restante do Sudeste ainda persistem muitas nuvens e devem ocorrer pancadas típicas de verão. Em SP as chuvas ocorrem de forma menos intensa. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina, mas ocorrem as típicas pancadas localizadas devido ao calor. 



MG terá uma quinta e sexta de tempo instável em praticamente todo o Estado. ALERTA para as áreas de risco no Norte e Leste! Na RMBH o tempo também permanece instável, apesar da relativa melhora e presença de sol. (Em BH máxima de 29°C e mínima de 19°C).


Fonte: ClimAgora

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Previsão do tempo para esta segunda-feira (23/12/13)

Nessa segunda e terça, um sistema de baixa pressão se organiza no Brasil central, incluindo a maior parte do Sudeste ondem ocorrem pancadas de chuvas significativas. Alerta para todo o centro-norte de MG, RJ e ES. Em SP as chuvas ocorrem de forma menos intensa. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina, mas ocorrem as típicas pancadas localizadas devido ao calor. 



MG terá uma segunda e terça de tempo instável em praticamente todo o Estado. ALERTA para as áreas de risco no Centro e Leste! Na RMBH o tempo também permanece instável nos próximos dias. (Em BH máxima de 25°C e mínima de 18°C).


Fonte: ClimAgora

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Previsão do tempo para esta sexta-feira (20/12/13)

Nessa sexta e principalmente no final de semana, um sistema de baixa pressão se organiza no Brasil central, incluindo a maior parte do Sudeste ondem ocorrem pancadas de chuvas significativas. Alerta para todo o centro-norte de MG, RJ e ES. Em SP as chuvas ocorrem de forma menos intensa. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina, mas ocorrem as típicas pancadas localizadas devido ao calor. 



MG terá uma sexta e final de semana de tempo instável em praticamente todo o Estado, principalmente no setor norte onde ocorrem pancadas de chuvas mais intensas. Na RMBH o tempo também permanece instável nos próximos dias. (Em BH máxima de 28°C e mínima de 18°C).


Fonte: ClimAgora

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Previsão do tempo para esta quinta-feira (19/12/13)

Nessa quinta, a frente fria que atua no Sudeste desloca-se para o Centro-Norte de MG e para o Estado do ES. Nessas áreas chove forte. No restante do Sudeste o sol aparece entre muitas nuvens e ainda ocorrem pancadas de chuvas típicas da Primavera. Em SP ocorre melhora do tempo, apenas com chuvas localizadas. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina, mas ocorrem as típicas pancadas localizadas devido ao calor. 



MG terá uma quinta de tempo instável em praticamente todo o Estado, principalmente no setor norte onde ocorrem pancadas de chuvas mais intensas. Na RMBH o tempo também permanece instável nos próximos dias. (Em BH máxima de 30°C e mínima de 19°C).


Fonte: ClimAgora

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Previsão do tempo para esta quarta-feira (18/12/13)

Nessa terça, a frente fria que atua no Sudeste desloca-se para o Centro-Norte de MG e para o Estado do ES. Nessas áreas chove forte. No restante do Sudeste o sol aparece entre muitas nuvens e ainda ocorrem pancadas de chuvas típicas da Primavera. Em SP ocorre relativa melhora do tempo com chuvas localizadas. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina, mas ocorrem as típicas pancadas localizadas devido ao calor. 



MG terá uma quarta de tempo instável em praticamente todo o Estado, principalmente no setor centro-norte onde ocorrem pancadas de chuvas mais intensas. Na RMBH o tempo também permanece instável nos próximos dias. (Em BH máxima de 28°C e mínima de 19°C).


Fonte: ClimAgora

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Previsão do tempo para esta terça-feira (17/12/13)

Nessa terça, a frente fria que atua no Sudeste desloca-se para o Centro-Norte de MG e para o Estado do ES. Nessas áreas chove forte. No restante do Sudeste o sol aparece entre muitas nuvens e ainda ocorrem pancadas de chuvas típicas da Primavera. Em SP ocorre relativa melhora do tempo com chuvas localizadas. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina, mas ocorrem as típicas pancadas localizadas devido ao calor. 



MG terá uma terça e quarta de tempo instável em praticamente todo o Estado, principalmente no setor centro-norte onde ocorrem pancadas de chuvas mais intensas. Na RMBH o tempo também permanece instável nos próximos dias. (Em BH máxima de 28°C e mínima de 19°C).


Fonte: ClimAgora

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Previsão do tempo para esta segunda-feira (16/12/13)

Nessa segunda, a frente fria que atua no Sudeste desloca-se para o Norte de MG e para o Estado do ES. Nessas áreas chove forte. No restante do Sudeste o sol aparece entre muitas nuvens e ainda ocorrem pancadas de chuvas típicas da Primavera. Em SP ocorre relativa melhora do tempo com chuvas localizadas. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina, mas ocorrem as típicas pancadas localizadas devido ao calor. 



MG terá uma segunda de tempo instável em praticamente todo o Estado, principalmente no setor centro-norte onde ocorrem pancadas de chuvas mais intensas. Na RMBH o tempo também permanece instável nos próximos dias. (Em BH máxima de 29°C e mínima de 19°C).


Fonte: ClimAgora

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Previsão do tempo para esta sexta-feira (13/12/13)

Nessa sexta ainda persistem em grande parte do Sudeste muitas áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuvas significativas em MG e no ES. Com o deslocamento desse Sistema, o tempo no RJ, SP e sul de MG apresenta melhora e o sol predomina entre nuvens com chuvas localizadas. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina, mas ocorrem as típicas pancadas localizadas devido ao calor. 



MG terá uma sexta de tempo bastante instável na faixa centro-norte e Leste, mas com relativa melhora no sul. Tendência de um final de semana com sol entre nuvens e chuvas localizadas na maior parte do Estado. Temperaturas continuam estáveis. (Em BH máxima de 27°C e mínima de 19°C na RMBH).


Fonte: ClimAgora

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Previsão do tempo para esta quinta-feira (12/12/13)

Nessa quinta ainda persistem em grande parte do Sudeste muitas áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuvas significativas em MG, RJ e ES. Em SP ocorre relativa melhora do tempo em boa parte do Estado. Alerta para as áreas de risco mineiras e no RJ. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina, mas ocorrem as típicas pancadas localizadas devido ao calor. 



MG terá uma quinta de tempo instável e com pancadas de chuvas durante o período em praticamente todo o Estado.  Temperaturas continuam estáveis. (Em BH máxima de 26°C e mínima de 19°C na RMBH).


Fonte: ClimAgora

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Previsão do tempo para esta quarta-feira (11/12/13)

Nessa quarta e quinta ainda persistem em grande parte do Sudeste muitas áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuvas significativas em SP, MG e RJ. Alerta para as áreas de risco mineiras. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina, mas ocorrem as típicas pancadas localizadas devido ao calor. 



MG terá uma quarta e quinta de tempo instável e com pancadas de chuvas durante o período.  Temperaturas continuam estáveis. (Em BH máxima de 26°C e mínima de 19°C na RMBH).


Fonte: ClimAgora

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Previsão do tempo para esta terça-feira (10/12/13)

Nessa terça ainda persistem em grande parte do Sudeste muitas áreas de instabilidade, principalmente em SP e centro-oeste mineiro, ondem ocorrem pancadas de chuvas significativas. A entrada de uma nova frente fria agrava a instabilidade em MG, SP e RJ nos próximos dias. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina, mas ocorrem as típicas pancadas localizadas devido ao calor. 



MG terá uma terça tempo instável, sol entre nuvens e pancadas de chuvas em grande parte do Estado.  Temperaturas continuam estáveis. (Em BH máxima de 27°C e mínima de 19°C na RMBH).


Fonte: ClimAgora

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Novos métodos agilizam a certificação de imóveis rurais no Brasil

Mudanças trazidas pelo Incra aceleram e simplificam os procedimentos de georreferenciamento e certificação

O ano de 2013 se encaminha para o fim com um retrospecto positivo para o setor de  georreferenciamento e certificação de imóveis rurais do Brasil. Empregando investimentos altos e modernizando seus métodos, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pretende acabar de vez com a morosidade que emperra o pleno conhecimento das áreas rurais em nosso país.

Lançado oficialmente na última segunda-feira (25/11), o Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) vai automatizar todo o processo de certificação de imóveis rurais do país, públicos e privados. O sistema permite a análise eletrônica dos dados georreferenciados dos imóveis, restringindo a necessidade de atuação de servidores do Incra apenas aos casos de desmembramentos, remembramentos, sobreposição de áreas, ou àqueles imóveis relacionados a auditorias e fiscalizações. Ao invés de abrir processos nas superintendências do Incra, os responsáveis técnicos por serviços de georreferenciamento podem acessar diretamente o site https://sigef.incra.gov.br, inserir o arquivo digital com dados das propriedades rurais e, não sendo constatadas inconsistências ou sobreposições pelo sistema, obter automaticamente a certificação.

Por outro lado, como o Sigef e a 3ª Edição da Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais (NTGIR) incluem a utilização de novos métodos de posicionamento e atribuem maior responsabilidade sobre os atores, surge a necessidade de atualização entre profissionais e proprietários.

Em vista desta demanda por treinamentos sobre a elaboração de processos de georreferenciamento de imóveis rurais – de forma prática e com qualidade – a MundoGEO realizará a 2ª turma do curso Montagem de Processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais, nos dias 3 e 4 de dezembro, em São Paulo (SP).

“Após o sucesso obtido com a 1ª turma do treinamento realizado em parceria com a MundoGEO, onde apresentamos as mudanças ocorridas com a 3ª Norma Técnica do Incra e o novo formato do processo de georreferenciamento, nos unimos  mais uma vez para apresentar o passo a passo deste novo formato, a partir dos dados vindo do campo”, afirmou Margarete Maria José Oliveira, instrutora do curso. “No curso, estaremos processando a base utilizando o método PPP, o perímetro e montando as demais peças técnicas como a planilha ODS,  memorial  descritivo, etc., além de instruir sobre o envio da planilha ao Sigef e comentar os erros que podem entravar este processo no sistema”, completou a instrutora.


Fonte: MundoGeo

Ministras lançam SiCAR no Paraná destacando segurança para imóveis

Até o final de dezembro, todos os Estados deverão estar interligados ao sistema

Os donos de propriedades rurais paranaenses ganharam um instrumento para legalização ambiental. As ministras do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, lançaram, neste sábado (30/11), em Marechal Cândido Rondon (PR), o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) do Paraná. O Estado é a 12ª unidade da federação a receber a plataforma, que permitirá o registro público dos imóveis e, como consequência, a regularização de acordo com a nova Lei Florestal.

O SiCAR, disponível no endereço eletrônico www.car.gov.br, é a ferramenta que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) disponibilizam aos Estados a fim de facilitar a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Por meio do sistema, as informações relacionadas a Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL), vegetação nativa e outras são registradas e enviadas para o sistema central.

Com o custo total de R$ 27,8 milhões, o SiCAR do Paraná foi desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O valor se refere ao custo dos módulos de inscrição e análise, que envolvem a classificação temática de imagens das coberturas nacionais. Além disso, foram investidos R$ 1,3 milhão com a compra das imagens de satélite do Estado, repassadas para uso do governo local. O material cobre todos os 199 mil km2 de extensão do Paraná.

Segurança

Além de promover a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, a medida trará benefícios para os produtores rurais do país. A ministra Izabella Teixeira destacou a abrangência do processo de cadastro ambiental. “É uma política que inclui todos os brasileiros e é um passo importante na segurança jurídica dos proprietários”, afirmou. Segundo ela, o governo federal garantirá recursos para adquirir, até 2017, as imagens de satélite do país necessárias para o processo.

Outros mecanismos de financiamento poderão auxiliar o processo de implantação do CAR. Izabella lembrou que o Conselho Orientador do Fundo Amazônia expandiu a possibilidade de apresentação de projetos para unidades da federação além das que estão inseridas no bioma. Assim, Estados como o Paraná também têm a alternativa de criar mecanismos próprios com o objetivo de apoiar o cadastro nos seus territórios.

Além disso, o cadastro atuará como uma forma de estimular o crescimento do país. A ministra Gleisi Hoffmann explicou que o CAR conciliará o desenvolvimento com a proteção dos recursos naturais. “O cadastro tem o potencial de manter a produtividade em equilíbrio com o meio ambiente”, defendeu.

Os produtores paranaenses aprovaram a ação. O agricultor Milton Layton, 53 anos, foi o primeiro dono de propriedade rural do estado a fazer o registro do imóvel. “As leis são feitas para serem cumpridas e a regularização ambiental dá segurança para a gente”, afirmou, que tem uma propriedade de 11 hectares, situada em Marechal Cândido Rondon. Criador de suínos e aves, ele elogiou o formato da plataforma de cadastro. “O sistema é muito simples e acessível a todos”, avaliou.


Fonte: MMA

Satélite Cbers-3 é lançado com sucesso

À 1h26 (horário de Brasília) desta segunda-feira (9/12) o satélite sino-brasileiro Cbers-3 foi lançado da base de Taiyuan, localizada na província de Shanxi (a 700 km de Pequim). O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Leonel Perondi, assistiu ao lançamento na base chinesa acompanhado do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, autoridades e especialistas do Programa Cbers.

No Brasil, o lançamento foi acompanhado por servidores do Instituto e convidados no Centro de Controle de Satélites do Inpe, em São José dos Campos (SP).

Chefe do Centro de Rastreio e Controle do Inpe, Pawel Rosenfeld manteve contato com os engenheiros do Instituto que estão na China e, por telefone, narraram a sequência de atividades para levar o Cbers-3 ao espaço.

Lançamento

O foguete chinês Longa Marcha 4B cumpriu perfeitamente todas as etapas previstas para colocação do satélite em órbita. O tempo total de voo até a injeção do Cbers em órbita foi de 12,5 minutos.

Quando atingido o ponto ideal da órbita, um comando liberou a trava do dispositivo que prendia o Cbers-3 ao foguete. O satélite, impulsionado por molas, afastou-se do lançador e entrou em órbita.

Em órbita, o Cbers-3 efetua uma revolução completa em torno da Terra a cada uma hora e quarenta minutos (100 minutos).

Mais informações no site www.cbers.inpe.br


Fonte: Inpe

Previsão do tempo para esta segunda-feira (09/12/2013)

Nessa segunda, áreas de instabilidade ainda atuam em grande parte do Sudeste, principalmente no ES e MG, onde são esperadas pancadas de chuvas mais significativas. Em SP e RJ o sol aparece entre nuvens e chove localizado, mas a entrada de uma nova frente fria muda o tempo ainda nessa semana. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina, mas ocorrem as típicas pancadas localizadas devido ao calor. 



MG terá uma segunda e terça de tempo instável, sol entre nuvens e pancadas de chuvas em grande parte do Estado.  Temperaturas continuam elevadas. (Em BH máxima de 27°C e mínima de 19°C na RMBH). Seguem as chuvas na Capital.


Fonte: ClimAgora

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Previsão do tempo para esta sexta-feira (06/12/13)

Nessa sexta e final de semana uma nova frente fria avança pelo Estado de SP e muda o tempo no Sudeste, proporcionando aumento de nebulosidade e pancadas de chuvas nos próximos dias. A instabilidade deve influenciar os Estados de SP, RJ, ES e MG. Continua o tempo abafado, típico da primavera. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina, mas ocorrem as típicas pancadas localizadas devido ao calor. 



MG terá uma sexta e final de semana de tempo instável com a passagem de uma nova frente fria pelo litoral do Sudeste. Previsão de pancadas de chuvas localizadas. Temperaturas continuam elevadas. (Em BH máxima de 30°C e mínima de 20°C na RMBH).


Fonte: ClimAgora

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Previsão do tempo para esta quarta-feira (04/12/13)

Nessa quarta e quinta, as áreas de instabilidade que atuavam no Sudeste perdem força e o sol volta a predominar em SP, RJ, ES e MG. Temperaturas sofrem elevação e podem ocorrer apenas pancadas típicas de primavera em algumas localidades. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina, mas ocorrem as típicas pancadas localizadas devido ao calor. 



MG terá uma quarta e quinta com predomínio de sol entre algumas nuvens e possibilidade apenas de chuvas isoladas devido o calor. Temperaturas em elevação. (Em BH máxima de 32°C e mínima de 20°C na RMBH).


Fonte: ClimAgora

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Previsão do tempo para esta terça-feira (03/12/13)

Nessa terça ainda atuam no Sudeste muitas áreas de instabilidade provocadas pela passagem de frente fria no litoral. Previsão de pancadas de chuvas no RJ, MG e ES, mas em SP o tempo melhora bastante. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina, mas ocorrem as típicas pancadas localizadas devido ao calor. 



MG terá uma terça com sol entre muitas nuvens na maior parte do Estado e pancadas de chuvas localizadas durante o dia, incluindo a RMBH. Temperaturas amenas estáveis. (Em BH máxima de 29°C e mínima de 20°C na RMBH).


Fonte: ClimAgora

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Previsão do tempo para esta segunda-feira (02/12/13)

Nessa segunda ainda atuam no Sudeste muitas áreas de instabilidade provocadas pela passagem de uma nova frente fria no litoral e no Estado de SP. Previsão de pancadas de chuvas significativas no RJ, SP e centro-sul mineiro. No Norte e Nordeste do Brasil o sol predomina, mas ocorrem as típicas pancadas localizadas devido ao calor. 



MG terá uma semana com aumento de nebulosidade e pancadas de chuvas na maior parte do Estado, incluindo a RMBH. Temperaturas amenas estáveis. (Em BH máxima de 27°C e mínima de 20°C na RMBH).


Fonte: ClimAgora