A
Espanha é o mais novo país europeu a entrar no grupo das nações onde a venda de
bicicletas supera a de veículos. Na União Europeia, apenas dois não seguem a
regra
Pessoas
andam de bicicleta em Berlim: a Alemanha é o país com o maior mercado de bicicletas. Foram 3,96 milhões em 2012
São
Paulo - Apaixonados por carros, os espanhóis - cujo país começa a ensaiar os
primeiros passos para fora da crise - pela primeira vez na história compraram
mais bicicletas que carros. Com isso, o país se junta a praticamente a todos os
outros da Europa (veja tabela ao final), que vêm dando maior força às duas
rodas.
Uma
comparação entre os dados da Associação de Veículos com Rodas da Europa sobre o
mercado de bicicletas e da venda de automóveis da Associação Europeia de
Fabricantes de Carros apontou que, em 2012, apenas na Bélgica e em Luxemburgo
os veículos continuam em primeiro.
Na
Itália, por exemplo, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial mais
bicicletas foram vendidas do que carros. No Reino Unido, a diferença é de 1,6
milhões a mais de bicicletas.
No
Brasil, a situação se repete. De acordo com dados mais recentes da Associação
Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), em 2011 foram
produzidas 4,6 milhões de bicicletas no país e outras 370 mil foram importadas.
No mesmo período, foram 3,4 milhões de carros vendidos.
A
diferença está em como essas milhões de bicicletas são usadas por aqui.
Enquanto em boa parte dos países europeus elas gozam da segurança e da
praticidade das ciclovias e ciclofaixas - o que acaba por incentivar seu uso
como meio de transporte -, no Brasil, são obrigadas a dividir espaço com
carros, motos e ônibus no trânsito.
Fonte:
Exame
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