quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Custo do transporte ferroviário deve cair em até 30%


Previsão é do presidente da EPL, Bernardo Figueiredo. 

Prazo de concessão foi ampliado de 25 para 30 anos
São Paulo - O presidente da Empresa de Planejamento Logístico (EPL), Bernardo Figueiredo, disse ontem que o custo do transporte ferroviário será reduzido em 30% no país após a conclusão de todo o programa de investimento lançado pelo governo no ano passado.

Num plano inédito, o governo anunciou a construção e a concessão de 10 mil km de ferrovias no país. O presidente da EPL participou da solenidade de recebimento das novas locomotivas da MRS Logística no distrito de Paranapiacaba, município de Santo André, Grande São Paulo.

O governo decidiu mudar o modelo de exploração ferroviária no Brasil. A partir das novas licitações, que devem começar até meados deste ano, o leilão será feito para construção da via.

Após construída, a estrutura será disponibilizada ao mercado brasileiro para operadores independentes utilizarem a linha. A capacidade da via que não for negociada pelo construtor será comprada pela estatal federal Valec e também será disponibilizada no mercado.

Atualmente, as concessões ferroviárias operam e negociam autonomamente essa capacidade da via. O governo acredita que esse novo modelo resultará na redução de 30% do custo do transporte ferroviário no Brasil.

As empresas que ganharam os leilões dos novos trechos ferroviários poderão ter uma receita antecipada de 10% no período dos cinco primeiros anos da construção.

Segundo Bernardo Figueiredo, essa medida garante um fluxo de caixa para as empresas concessionárias. Isso resolve um problema financeiro que as empresas teriam antes de iniciar a operação comercial da via.

Nos primeiros cinco anos de construção, as empresas não tem receita proveniente da operação comercial da linha. Então, a nossa ideia é antecipar receita futura nesse período da construção. A devolução deste recurso, ocorreria quando a linha começar a operar", disse Figueiredo.



O governo anunciou a construção e a concessão de 10 mil km de ferrovias no país
Esta é uma das medidas que o governo pretende incluir no edital de concessão dos projetos que deve sair nos próximos meses. O objetivo do governo é tornar o projeto mais atrativo para a iniciativa privada.

Além desta mudança, o governo já havia ampliado o prazo de concessão de 25 para 30 anos e revisto o plano de negócios da concessão para que a taxa de retorno do projeto seja maior do que a originalmente oferecida.

A taxa de retorno agora, segundo estimativas do governo, pode ficar acima de 12% ao ano. A taxa de retorno é quanto o investidor consegue receber de remuneração pelo capital aplicado no negócio.


MRS - Os novos equipamentos da MRS fornecidos por uma empresa suíça vão operar no sistema Cremalheira, que interliga o planalto paulista à região portuária de Santos, no município de Cubatão.

Esse é um sistema especial de operação ferroviária. Por ele, as locomotivas conseguem vencer o desnível da Serra do Mar. Além dos trilhos normais, a locomotiva possui um sistema de tração que se encaixa em um terceiro trilho dentado.

O investimento para a modernização do sistema que envolveu a troca de sete locomotivas antigas por novas, consumiu R$ 120 milhões. A partir de agora a MRS terá uma capacidade adicional de transporte de carga de 21 milhões de toneladas, passando de 7 milhões de toneladas anuais para 28 milhões de toneladas. (FP)

Fonte: Diário do Comércio

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