sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Embrapa Monitoramento aprova novos projetos de geotecnologias

Embrapa Monitoramento aprova novos projetos de geotecnologiasA sustentabilidade da heveicultura, a expansão da eucaliptocultura e o desenvolvimento de novas ferramentas de análise para o sistema de monitoramento da agricultura, SomaBrasil, são temas dos projetos aprovados pela Embrapa Monitoramento por Satélite está semana, em edital competitivo vinculado ao Portfólio de Geotecnologias da Embrapa – Monitoramento da Dinâmica do Uso e Cobertura da Terra.

Heveicultura

GeoHevea, um dos projetos aprovados, vai aplicar geotecnologias para a avaliação da sustentabilidade, competitividade e serviços ecossistêmicos da cadeia produtiva da heveicultura na região noroeste de São Paulo, onde se concentra a grande maioria dos plantios de seringueira. A borracha natural é um produto estratégico para o mundo e, no Brasil, São Paulo é o maior produtor nacional, com 53% da produção nacional.

De acordo com o líder do projeto, o pesquisador Sérgio Gomes Tôsto, o crescimento da heveicultura é expressivo, com estímulos para a implantação de novos seringais. “Nossa proposta é atualizar o conhecimento sobre a dinâmica do uso e ocupação das terras e avaliar a sustentabilidade e a competitividade da cadeia produtiva da seringueira”, completa. Os resultados devem fortalecer a heveicultura regional, oferecendo subsídios para a formulação de políticas públicas para o setor.

GeoVale

Seringueira Zineb Benchekchou Embrapa Monitoramento aprova novos projetos de geotecnologiasA expansão da eucaliptocultura na bacia do Rio Paraíba do Sul, também no Estado de São Paulo, é o foco do projeto de pesquisa GeoVale, que vai avaliar alguns dos impactos ambientais decorrentes do crescimento da atividade na região. “Atualmente, a eucaliptocultura vem ganhando espaço sobre outros agroecossistemas, principalmente as pastagens”, explica o pesquisador Carlos Cesar Ronquim.

O projeto propõe uma avaliação da mudança de uso e cobertura das terras verificadas ao longo do tempo e das alterações ambientais em uma das principais regiões econômicas do país e uma das bacias paulistas com maior concentração de eucalipto. Além de mapear a dinâmica da eucaliptocultura, o projeto vai avaliar fatores como biodiversidade, balanço de carbono, taxa de erosão do solo e sistemas de manejo,entre outros.

SomaBrasil

Outro projeto aprovado pela Embrapa Monitoramento por Satélite, sob liderança do pesquisador Daniel de Castro Victoria, vai contribuir para o avanço do Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura, o SomaBrasil. O sistema oferece, num único ambiente, informações importantes para a elaboração e direcionamento de políticas públicas, linhas de crédito e tomadas de decisão para o setor. O projeto pretende desenvolver e implementar novos métodos de consultas, modelos e simulações de dados geoespaciais do sistema.

A proposta também vai incorporar ao SomaBrasil ações de transferência de tecnologia por meio da interoperabilidade de dados e atendimento a demandas específicas de usuários. Lançado há menos de um ano, o sistema integra dados censitários e informações geradas a partir de imagens de satélite em uma única base WebGIS. Disponível na internet, oferece uma interação dinâmica com as diferentes bases de dados, possibilitando ao usuário selecionar e cruzar informações. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é um dos usuários do sistema, utilizado para apoiar a avaliação de políticas para o agronegócio. Além do Mapa, o SomaBrasil já possui mais de 2,5 mil usuários cadastrados, envolvendo setores de pesquisa, ensino, extensão rural, bancos, agricultores, cooperativas, ONGs e empresas.


Fonte: Embrapa Monitoramento por Satélite citado por MundoGeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário