terça-feira, 13 de agosto de 2013

Embrapa analisa o histórico da cobertura vegetal do município de Goiânia

Metodologia de Monitoramento de Cobertura Vegetal – estudo de caso no Município de Goiânia, GO. Este é o primeiro título da série Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, que acaba de ser publicada pela Embrapa Gestão Territorial.

Embrapa analisa o histórico da cobertura vegetal do município de Goiânia Embrapa analisa o histórico da cobertura vegetal do município de GoiâniaResultado do trabalho realizado pela equipe do Núcleo de Análises Técnicas (NAT), a publicação mostra uma proposta de uso de imagens de satélite para acompanhar a variação da cobertura vegetal. Foi utilizado como estudo de caso o município de Goiânia-GO.

Para realização do trabalho, os autores consideraram três grupos: “corpos d’água”, “vegetação” e “outros usos”. Utilizando-se de dados de acesso público, aplicaram técnicas de processamento digital visando a correção de distorções nas imagens para melhorar a qualidade dos resultados.

Após esta correção, foram utilizadas informações obtidas a partir do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), que possibilitaram a avaliação da ocorrência de vegetação na área estudada. “O método adotado pode ser replicado em diversas situações para a análise da variação da cobertura da terra, com enfoque na vegetação”, comenta Wilson Holler, Analista da Embrapa Gestão Territorial.

Em Goiânia, foi possível verificar que, entre os anos de 2004 a 2011, houve um aumento da cobertura vegetal no município, o que não ocorreu no período de 1997 a 2004. “No município, o aumento percebido está relacionado, principalmente, à presença do parque ecológico Altamiro Moura Pacheco, implantado em 2009, no entorno da barragem do Ribeirão João Leite”, explica Paulo Martinho, Analista de Geoprocessamento da Unidade.

O monitoramento da cobertura vegetal possibilita uma ampla visão do desenvolvimento de uma região e, inclusive, serve como parâmetro para comparar a qualidade de vida dos habitantes de um município. Por meio dele pode-se acompanhar e facilitar o entendimento das alterações de uma área ao longo dos anos.

A publicação está disponível para download aqui e nas bases de dados da Embrapa: Infoteca e BDPA.


Fonte: Embrapa Gestão Territorial citado por MundoGeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário