segunda-feira, 6 de maio de 2013

Rússia lança novo satélite de navegação Glonass-M


A Rússia lançou com sucesso mais um satélite para o sistema de navegação Glonass, a partir da estação de Plesetsk, no norte do país, segundo informações do Ministério da Defesa Russo.
“O satélite Glonass-M foi lançado por um foguete Soyuz 2-1b nesta sexta-feira de manhã, horário de Moscou”, afirmou o coronel Aleksêi Zolotukhin, porta-voz das Forças Espaciais. Depois de atingir a órbita designada, o satélite irá completar várias semanas de testes antes de entrar em operação regular.



O Glonass é a resposta da Rússia para o americano GPS (Sistema de Posicionamento Global) e foi projetado para fins tanto militares quanto civis.

O novo satélite irá aderir ao sistema Glonass que já conta com 23 satélites operacionais, dois aparelhos em manutenção e três peças orbitais, bem como um Glonass-K de nova geração que passa por testes de voo, de acordo com o Ministério da Defesa.

A constelação de satélites Glonass, que inicialmente foi concluída em 1995, sofria de financiamento insuficiente, causando problemas na cobertura do sistema. Porém, a restauração do Glonass tornou-se uma prioridade de modo que a cobertura global foi completamente restabelecida em 2011.

Fonte: MundoGeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário