sexta-feira, 24 de maio de 2013

Boeing lança satélite da segunda geração do GPS


Com o lançamento do quarto satélite de GPS da segunda geração, a Boeing, juntamente com a Força Aérea dos Estados Unidos, continuam a modernizar o Sistema de Posicionamento Global utilizado por milhões de pessoas para navegação e posicionamento.

A segunda geração dos satélites de navegação GPS oferece melhor precisão e resistência a ruídos, bem como um sinal militar mais forte e com maior durabilidade.  A Boeing tem sido um grande desenvolvedor do GPS, desde o primeiro satélite do sistema lançado em 1978, até a elaboração de 41 dos 63 satélites de GPS que encontram-se em órbita até o momento.

O lançamento deste quarto satélite, que ocorreu no dia 15 de maio foi um sucesso, a bordo de um foguete Atlas V, que ocorreu na Costa Leste da Força Aérea, na Flórida. Este foi o primeiro lançamento de satélite de GPS da segunda geração em um Atlas V, e o primeiro sob o lançamento de suporte em On-Orbit, recebido pela Força Aérea no final de 2012.

A Boeing está no contrato para elaboração de 12 satélites de GPS da segunda geração. Os três primeiros satélites, que foram lançados em 2010, 2011 e 2012, já estão em operação. Dos oito satélites restantes, a Boeing vai finalizar três este ano, enquanto outros cinco estarão prontos para o lançamento, assim que necessário.

Fonte: MundoGeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário