sexta-feira, 10 de maio de 2013

MINAS GERAIS: Missão australiana visita Estado e assina parcerias



No último dia 02 de maio, uma missão de 12 executivos e pesquisadores da Universidade de Queensland (Austrália) esteve em Belo Horizonte (MG) para estabelecer parcerias com agências de governo, universidades e empresas de Minas Gerais com o intuito de promover projetos cooperativos de pesquisa e inovação, transferência de tecnologia, joint ventures e intercâmbios de estudantes de graduação e pós-graduação.

Tanto Minas Gerais como o Estado australiano de Queensland têm forte vocação para a mineração e, por esse motivo, muitos dos acordos visaram o desenvolvimento de pesquisas conjuntas voltadas para a inovação das operações e processos, para o aumento de competitividade, lucratividade ou viabilização de novas reservas, e também estudos sobre o impacto da atividade no seu entorno.

A missão lançou a plataforma internacional de pesquisa intitulada "Novas soluções para a avaliação da qualidade do ar e da água em territórios mineradores", liderada pela Universidade de Queensland e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade (INCT Acqua), com a participação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto é considerado um caso de sucesso e benchmarking para projetos cooperativos. Foi assinado também Acordo de Cooperação entre a UQ e a Fapemig com o objetivo de financiar conjuntamente iniciativas científicas e tecnológicas em prol do desenvolvimento. O grupo assinou ainda Acordo de Cooperação com a UFMG para a ampliação da linha de projetos cooperativos iniciada em 2008.

Fonte: Brasil Mineral

Nenhum comentário:

Postar um comentário