sexta-feira, 7 de junho de 2013

CAR capacita gestores: Técnicos de mais 11 entidades ligadas ao campo recebem treinamento sobre cadastramento rural

A capacitação de técnicos e gestores de órgãos estaduais de meio ambiente e entidades parceiras do Ministério do Meio Ambiente (MMA) no Cadastro Ambiente Rural (CAR) faz parte das estratégias de implantação do CAR. Nesta quinta-feira (06/06), o MMA, por meio da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, encerrou mais uma turma de capacitação com treinamento de 11 representantes de sindicatos da agricultura familiar e patronal, associações e organizações civis. O treinamento foi realizado no Centro de Ensino e Treinamento Especializado do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os participantes do curso conheceram mais detalhes do CAR, que é o registro público eletrônico de imóveis que tem o objetivo de integrar informações ambientais das propriedades rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Além de um passo a passo de como operar o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), que estará disponível no endereço eletrônico www.car.gov.br assim que o programa for lançado oficialmente, o que deve acontecer nos próximos dias. Os técnicos também foram capacitados para orientar produtores no processo de inclusão das informações eletrônicas.

CAPACITAÇÃO

Segundo o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Paulo Guilherme Cabral, 50 técnicos em geoprocessamento já foram capacitados nos órgãos estaduais de meio ambiente para o uso das imagens de satélite em alta resolução. Além disso, mais de 2 mil técnicos e gestores ambientais rurais de estados, municípios e entidades representativas da agricultura familiar foram treinados por meio da plataforma educação a distância.

Além disso, a expectativa do secretário é que este ano sejam capacitados, aproximadamente, 13 mil facilitadores de instituições estaduais e municipais e entidades do setor rural. “Por meio de parcerias com esses órgãos será possível cadastrar o maior número possível de propriedades com informações de qualidade, o que irá garantir a precisão das informações inseridas no Sistema de Cadastro Ambiental Rural”, assegurou.

Para o analista da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Marco Olivio Morato, que participou da capacitação, o CAR vem para facilitar a vida do produtor rural e cooperado. “Com o incentivo de ações como esta será possível passar as informações que dizem respeito ao Cadastro para os produtores, de modo que a regularização ambiental torne-se uma realidade para o agricultor brasileiro”, disse o representante da OCB, parceira do Ministério do Meio Ambiente no cadastramento ambiental rural.


Fonte: MMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário