sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Orla de Manaus será mapeada para identificar efeitos das enchentes

Será realizada uma fotoanálise por meio de imagens capturadas por sistema digital para fazer uma simulação das áreas sujeitas a inundação.
 
 


O estudo é focado na orla da cidade de Manaus, que tem sofrido nos últimos anos com inundações. Foto: ME/Portal da Copa/Divulgação

MANAUS -  A estudante de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Eliana dos Santos Brasil, está fazendo um levantamento da área de inundação na orla de Manaus para fazer um diagnóstico que será encaminhado à Defesa Civil do Município.

Segundo Eliana dos Santos Brasil, o objetivo é simular as áreas sujeitas a inundações para fazer um diagnóstico padrão do uso do solo nessas regiões e municiar a Defesa Civil do município na tentativa de mitigar os efeitos das enchentes dos rios amazônicos.

A pesquisa intitulada ‘Uso de Imagem ADS-80 para delimitação de área de inundação na região de Manaus, Amazonas’ realizada há três meses no Centro Regional de Manaus (CR-MN) / Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), deve se estender até julho de 2013.
Os dados iniciais do projeto foram apresentados, na última segunda-feira, 10, durante a apresentação de acompanhamento das pesquisas em andamento realizadas por meio do Paic, no Censipam.

Análise por meio de fotos

A pesquisadora contou que o estudo é focado na orla da cidade de Manaus, que tem sofrido nos últimos anos com inundações. Este ano, o Amazonas registrou o índice mais alto de cheia, que chegou a 29,97 metros e invadiu algumas vias próximas à orla da cidade.

Segundo a pesquisadora será realizada umafotoanálise por meio de imagens capturadas com o ADS-80 para fazer uma simulação das áreas sujeitas a inundação nos próximos anos.

O ADS 80 é um sistema aerofotogramétrico digital no qual uma câmera de imageamento aéreo de alta resolução gera imagens digitais contínuas ao longo do voo.

O orientador do estudo, que é mestre em Ciências Florestais e Ambientais pela Ufam e, atualmente, trabalha como especialista em Geoprocessamento no Censipam/CR-MN, Jorge Alberto Lopes da Costa, explicou que as imagens serão processadas e organizadas em forma de mosaico. “Iremos subdividir as regiões homogêneas e retirar informações das imagens para elaborar um mapa da área de inundação em torno da orla de Manaus”, disse Costa.

O estudo é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Divulgação Científica (Paic).

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário