quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Gás vai ganhar espaço na Cemig

Estratégia para compensar as perdas de usinas hoje controladas pela estatal mineira.
TATIANA LAGÔA.
 

                                                                                                                     

 O setor de gás ganhará mais espaço nos negócios da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que objetiva compensar as perdas após a redução da energia gerada pela empresa, prevista para depois de 2015, em decorrência da não-renovação das concessões de 18 usinas. A expectativa da concessionária é a de que em um período de dois a cinco anos, o segmento se torne mais relevante para o fluxo de caixa em um futuro próximo.
 
Pelo menos, essa foi a promessa do diretor de Finanças e Relações com os Investidores da Cemig, Luiz Fernando Rolla, que, em teleconferência aos acionistas na tarde de ontem, tentava mostrar que a empresa vai se manter sólida e rentável após as mudanças impostas pela Medida Provisoria 579. "Estamos em negociação no sentido de ampliar o potencial do gás, juntamente com nossos sócios e parceiros. As nossas condições de crescimento continuam as mesmas", disse.
 
Segundo o diretor, a empresa tem vários vetores dentro do setor de gás para desenvolver. Ele lembra que o grupo já é sócio de quatro blocos de exploração na bacia do São Francisco e garante que já está em negociação com vários playerspara desenvolver conjuntamente outras frentes de exploração do recurso.
 
Atualmente, conforme Rolla, a exploração do gás ainda está em estágio preliminar, em fase de estudos e pesquisas geológicas. Além disso, o grupo é o maior acionista, com 59% de participação, na Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), distribuidora exclusiva de gás canalizado no Estado.
O objetivo principal é o de atender a demanda do Estado por gás, que atualmente está em aproximadamente 30 milhões de metros cúbicos diários. Além disso, a empresa aposta na utilização do recurso como fonte para geração de energia elétrica, em um momento em que o futuro das usinas hidrelétricas que possui estão incertos.
 
O diretor ressalta que, até 2015, não haverá nenhuma alteração na realidade da empresa, já que as concessões ainda estarão dentro do prazo. Porém, após esse período, há duas realidades possíveis. A primeira e mais otimista delas é a de que o governo volte atrás e aceite a renovação automática por mais 20 anos das usinas de Miranda, Jaguara e São Simão. Nesse caso, não haveria grandes alterações nos resultados e capacidade de geração da empresa, já que as três hidrelétricas representam juntas cerca de 39% da capacidade do grupo.
 
Porém, se o governo não abrir mão das três usinas, a empresa terá que apostar mais em outras alternativas, como o gás, para não sentir uma redução muita expressiva no faturamento em decorrência da baixa na geração. Sem saber a decisão do governo, a empresa já adianta que irá fazer o requerimento da extensão da concessão no prazo necessário, que é de seis meses de antecedência.
Já as 18 usinas que a empresa já bateu o martelo quanto a não renovação aos moldes previstos na MP 579 vão ser entregues ao governo após o fim dos atuais contratos e, imediatamente, licitadas. Rolla disse que a Cemig não deverá participar dessa concorrência porque já houve a análise de que não é interessante economicamente mantê-las da forma em que o governo pretende.
 
No que se refere à transmissão, a justificativa dada por Rolla para que a empresa tenha aceito manter os contratos por mais 30 anos está em linha com o esperado pelos especialistas. O fator preponderante na decisão foi o reconhecimento por parte do governo de que o reembolso deveria ser maior. Além disso, a empresa fez alguns cálculos e chegou a conclusão de que era possível reduzir os custos operacionais em mais de 20% na transmissão, o que reduz os riscos de um impacto negativo no orçamento nesse caso.

Anastasia - O governador Antonio Anastasia reafirmou ontem, durante encontro com jornalistas no Palácio da Liberdade, que a Cemig vai recorrer à Justiça para tentar renovar as concessões de três de suas maiores usinas - Jaguara, São Simão e Miranda - nos mesmos termos e moldes atualmente vigentes. "Evidentemente, a Cemig vai a juízo", reiterou. De acordo com o governador, pela Medida Provisória 579 isso não está sendo respeitado. Os contratos foram "violentados" pelas novas normas definidas pelo governo federal.
 
Já em relação às 18 hidrelétricas que também não tiveram os contatos renovados, Anastasia disse que a Cemig ainda tem esperança de negociação com o governo federal antes do fim dos contratos (2015). "Nenhum dos lados encerrou o diálogo. Se não houver mudança, a Cemig participa das licitações normalmente", disse.(Colaborou Eric Gonçalves)
 
Fonte: Diário do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário