terça-feira, 11 de dezembro de 2012

IBGE disponibiliza mapa da cobertura e uso da terra do Amazonas

 

Já está disponível, no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Mapa da Cobertura e Uso da Terra do estado do Amazonas, na escala 1:1.800.000 (em que 1 cm no papel equivale a 18 km de território), nos formatos Shape (flexível para o manuseio e edição) e PDF.
 

O mapa é resultado da atividade de levantamento e classificação de uso da terra de todo o território brasileiro, que já produziu mapas para o Acre, Amapá, Roraima, Pará, Rio Grande do Sul e Sergipe. O produto pode ser acessado através da página de Geociências do IBGE, clicando-se em “mapas temáticos” e, em seguida, em “uso da terra”.
 

Detecção de mudanças
 

As informações reunidas no mapa são fundamentais para o planejamento e para o acompanhamento das mudanças na cobertura e no uso da terra, com vistas à gestão do território do Amazonas, considerando que elas podem apoiar análises de conflitos socioambientais, avaliação dos impactos sobre os recursos naturais e seus processos de transformação e ser fundamentais para o zoneamento ecológico-econômico do estado.
 

O mapa foi desenvolvido a partir da interpretação das 76 imagens do satélite Landsat TM5 (Tematic Maper), período 2010-2012, que cobrem todo o estado, como primeira fonte de informação, complementada com trabalhos de campo, entrevistas, dados estatísticos e literatura disponível.
 

Classificação em multiníveis
 

Para o mapa final utilizou-se um sistema próprio de classificação de uso da terra, multiníveis, que prevê cinco grandes categorias de cobertura e uso da terra: áreas antrópicas não agrícolas (toda área construída, como áreas urbanas, complexos industriais e áreas de mineração), áreas antrópicas agrícolas (como áreas de agricultura – temporária e permanente –, pastagem e silvicultura), áreas de vegetação natural (as quais englobam todas as áreas de porte florestal e campestre, como florestas e campos), água (rios, lagos, lagoas etc.) e outras áreas (abrangendo áreas descobertas, solo exposto, como rochas nuas, por exemplo). As unidades de mapeamento foram identificadas em diferentes classes dessas categorias e descritas nos seus aspectos e características relacionadas ao estado.
 

Embora o Amazonas detenha grande percentual de terras protegidas, pode-se observar que muitas destas áreas já apresentam atividades antrópicas não inerentes à suas funções (vide legenda composta). Também observa-se o aumento das áreas agrícolas que se expandem a partir da calha do rio Amazonas/Solimões para norte e sul do estado, quase sempre associadas às atividades do extrativismo vegetal.
 

Fonte: MundoGEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário