segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Produtor já pode contar com o Cadastro Ambiental Rural(CAR)

A Plataforma Offline do CAR permite cadastrar e controlar as informações dos imóveis rurais sem a necessidade da internet


A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e o Ministério do Meio Ambiente lançaram esta semana, em Goiânia, a Plataforma Offline do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). O evento contou com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Vilela e do governador Marconi Perillo, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente, autoridades do Incra, sindicatos rurais, Emater, Faeg, entre outros. O lançamento ocorreu às 14h30 no Auditório Mauro Borges, Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

O Cadastro Ambiental Rural foi criado pela Lei nº 12.651, de 2012. O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais. O CAR tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do País. De acordo com secretário Leonardo Vilela, o CAR é um divisor de águas. Para o secretário, Goiás cada vez mais será uma referência em termo de mobilização do Cadastro Ambiental Rural.

O Estado de Goiás foi o primeiro a ter o Código Florestal Estadual adaptado ao Código Brasileiro e também é pioneiro na realização do CAR. “Aqui realizamos o maior suporte ao sistema. Ele interessa a toda sociedade, seja da agricultura, indústria ou comércio. Nosso País é considerado emergente, mas em questão de agronegócio e meio ambiente, o Brasil é potência.”, afirma o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Francisco Gaetani.

A Plataforma Offline do CAR permite cadastrar e controlar as informações dos imóveis rurais sem a necessidade da internet, além de outros benefícios ao produtor. O proprietário terá a comprovação de regularidade ambiental, segurança jurídica, suspensão de sanções, acesso ao crédito e aos programas de regularização ambiental.

Durante o evento, o primeiro produtor rural a se cadastrar no CAR, Bruno Weis, da fazenda Bianco, subiu ao palco para receber das autoridades a documentação do seu cadastro. Segundo Bruno, o CAR facilitou a vida dele. “Agora não preciso mais ir ao cartório, não tem essa burocracia, está tudo bem mais fácil”.

O governador Marconi Perillo destacou que Goiás é forte no agronegócio e que produzir de modo sustentável é o grande desafio. “Nós estamos fazendo nossa parte, é possível produzir sem destruir, e o produtor goiano sabe disso e o faz”.

A Semarh já capacitou mais de 1400 técnicos para trabalhar com essa ferramenta. A Plataforma Offline permite que os dados sejam inseridos no formato exigido sem a necessidade de conexão com a internet, o que facilita o trabalho aos produtores rurais. O CAR Offline é o primeiro dos três módulos. Os outros ainda estão sendo preparados e logo serão lançados de modo pioneiro em Goiás, sendo eles o Online e o Interno.


Presidente da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner afirma que o CAR é uma ferramenta essencial. “Talvez essa seja a nossa mais importante conquista. Esse sistema traz transparência, faz a fotografia e diagnóstico real de cada propriedade rural. Esperamos que em dois anos todas as propriedades estejam cadastradas. Com o CAR todos poderão trabalhar com tranquilidade, dentro da lei, trabalhando com sustentabilidade e gerando riqueza para Goiás.”

Fonte: Painel Florestal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário