quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Regularização fundiária terá reforço de VANT na Bahia

A Seagri implantará um projeto piloto que utilizará o VANT do IFBaiano  visando acelerar o processo de regularização fundiária na Bahia

A questão foi debatida, preliminarmente, em junho de 2013, pelo secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles, o coordenador executivo da CDA, Luis Anselmo Pereira de Souza e o pró-reitor do instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano) Profº Dr. Vandemberg Salvador e o Diretor executivo do IFBaiano, Nilton Santos.

A Secretaria Estadual de Agricultura, através da CDA, irá firmar parceria com o instituto, para desenvolver um piloto de regularização fundiária em uma área de 6,9 mil hectares no sertão da Bahia, com a utilização de uma metodologia de levantamento e gestão da informação multifinalitária que inclue o  uso de Veículo Aéreo não Tripulado (VANT ou Drone).

A autorização da Anac para a realização do imageamento  já foi emitida e os preparativos estão sendo ultimados para que este novo capítulo da gestão fundiária brasileira comece pela Bahia.

O trabalho envolverá, além da comunidade que será beneficiada,  servidores da Seagri-CDA, alunos e professores dos cursos de Agrimensura do IFBaiano.



IFBaino utiliza VANT em atividades de pesquisa e mapeamento

“Com a publicação da 3ª edição da Norma Técnica de Georreferenciamento de Imóveis Rurais e a utilização do método que desenvolvemos e utilizaremos neste piloto, reduziremos não apenas o custo dos serviços, todavia reduziremos principalmente o prazo conclusão dos serviços e entrega dos títulos, provocando a quebra de um paradigma histórico e perverso na história da questão fundiária brasileira. No que concerne ao tempo de execução dos serviços, computando todas as fases descritas nesta nova metodologia que desenvolvemos, reduziremos a um terço os custos e o lapso temporal dos projetos” – diz o Professor Vandemberg Salvador, que é doutor em Geografia.

Entre os institutos federais , o IFBaiano é pioneiro no uso dessas aeronaves (VANT) para atividades de ensino técnico, pesquisa e extensão.

Atualmente o VANT do IFBaiano está realizando o mapeamento de todos os seus 14 campi , uma superfície de 2.500 hectares, para utilização em planejamento de expansão, monitoramento ambiental, zoneamento de uso e ocupação e, para a publicação do Atlas Digital do IFBaiano na internet.


Fonte: MundoGeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário