quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Preço do ferro cai para menor nível em quase 6 meses

Preços caíram refletindo a demanda lenta da China, onde siderúrgicas não estão com pressa de receber novas cargas

Caminhão em uma mina de ferro: minério com 62% de teor de ferro para entrega imediata na China caiu US$ 1,40, para US$ 129,50 por tonelada

Cingapura - Os preços do minério de ferro no mercado à vista asiático atingiram nesta terça-feira o menor nível que quase seis meses, refletindo a demanda lenta do maior importador, a China, onde as siderúrgicas não estão com pressa de receber novas cargas em meio a um mercado fraco.

O minério com 62 por cento de teor de ferro para entrega imediata na China caiu 1,40 dólar, para 129,50 dólares por tonelada, o menor nível desde os 129 dólares de 16 de julho do ano passado, de acordo com dados compilados pela Steel Index.

Altos estoques de minério de ferro nos portos chineses após grandes desembarques recentes mostram que há apetite limitado para a matéria-prima do aço por partas das siderúrgicas.

Os estoques de minério de ferro importado nos principais portos chineses somaram 91,4 milhões de toneladas na semana passada, aumento de 2 milhões de toneladas em relação à semana anterior, com base em dados da consultoria Mysteel.

Usinas chinesas nos últimos anos têm comprado fortemente minério de ferro antes da semana do Ano Novo Lunar. No ano passado essa demanda pré-feriado levou os preços para perto de 160 dólares em janeiro.

Este ano, no entanto, operadores dizem que o apetite está mais limitado antes do feriado, que começa em 31 de janeiro.

"Ainda há alguma construção de estoques acontecendo, mas as pessoas estão comprando em pequenos volumes de 5.000 a 10.000 toneladas", disse um trader de minério de ferro em Xangai.

O crescimento da produção de aço bruto da China deverá ter um ritmo mais lento este ano, cerca de 3 por cento, e atingir 810 milhões de toneladas, segundo o chefe da China Iron and Steel Association.


Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário