quarta-feira, 10 de julho de 2013

Venezuela assumirá presidência do Mercosul

Brasil confirma: com a suspensão do Paraguai do bloco econômico, presidência semestral segue a ordem alfabética e irá para as mãos venezuelanas



A cúpula se reúne no dia 12 de julho eo Paraguai continuará suspenso até essa data

Brasília - Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e do Uruguai, Luis Almagro, confirmaram nesta terça-feira que a Venezuela assumirá a presidência rotativa do Mercosul durante a cúpula que o bloco realizará nesta sexta-feira em Montevidéu.

'A cúpula é em 12 de julho e, para essa data, Paraguai segue suspenso. Portanto, se seguirá a ordem alfabética e a Venezuela assumirá a presidência', disse o chanceler do Uruguai em entrevista coletiva concedida ao lado de Patriota, com quem se reuniu hoje em Brasília.

O presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, pediu recentemente que em um 'gesto de boa vontade' a presidência semestral do bloco, no momento nas mãos do Uruguai, fosse oferecida ao seu país.

Em junho do ano passado, o então presidente do Paraguai, Fernando Lugo, foi destituído do cargo e o Mercosul decidiu suspender o país do bloco e em seguida aprovou a incorporação da Venezuela.

Segundo Almagro, a suspensão do Paraguai é 'um dado da realidade inevitável', por isso a presidência rotativa do Mercosul será assumida pela primeira vez pela Venezuela.

O chanceler uruguaio afirmou que no momento em que o Paraguai se reintegrar ao bloco 'serão encontradas as melhores soluções para resolver o tema da presidência' e quando este país assumirá a direção do bloco.

Cartes, como presidente eleito, foi convidado pelo Uruguai para participar da cúpula desta semana, mas desistiu pois só assumirá o poder em 15 de agosto.


Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário